Claudemir Pereira

Quem trocará (ou não) de partido no recém-iniciado “mês da traição”

Quem quiser trocar de partido, abandonando o que o elegeu, para manter o mandato e eventualmente disputar a reeleição (ou concorrer a cargo executivo) já está liberado. A chamada (oficialmente) janela partidária começou quinta-feira (7) e vai até 5 de abril.

 
Em Santa Maria há ao menos dois casos certos de troca de agremiação. E ambos são, hoje, oficialmente filiados ao União Brasil (UB), fusão das duas siglas as quais pertenciam. No caso, os dois da foto que ilustra esta nota, o vice-prefeito Rodrigo Decimo (ex-PSL) e o vereador Manoel Badke (ex-DEM). 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O primeiro vai ao PSDB, pelo qual concorrerá a prefeito. O segundo, se concorrer, será a vice de Decimo, irá ao Republicanos.

 
Todas as demais situações podem ou não se confirmar. Há muita especulação, dita aqui, ali ou alhures, mas nada definido. O que significa? Que tudo pode ser. Ou não. E só quando a janela se fechar, no limiar de abril, se saberá, de fato.

 
Aqui, uma lista de nomes tidos como “de saída”, mas que os próprios ainda não confirmam. Nem mesmo que estudam a possibilidade. Os bastidores é que sussurram, na verdade. Confira a situação de cada caso:

 
– Tubias Callil, do MDB, sem espaço político no partido, e que assumiu o bolsonarismo de vez, estaria de saída para o PL. Na nova sigla disputaria espaço com o pré-candidato a prefeito Ewerton Falk.

 
– Roberta Leitão, do PP. Também iria para o PL. A alegação igualmente é a escassa possibilidade de influenciar nos rumos de seu partido. Há quem diga que só faltaria marcar a data. Será?

 
– Danclar Rossato. Seria mera questão eleitoral. O edil, que também é vice-presidente do PSB, veria chances menores de reeleição, a menos que fosse para outra grei. No caso, o Podemos, cujo líder, Tony Oliveira, “revelou” a chegada do novo companheiro.



– Anita Costa Beber. Também estaria desconfortável no PP, do qual é cria desde os tempos de Arena, e iria para o Podemos. Mais: após ensaiar sair da política, estaria mais que disposta a tentar novo mandato.

 
Além desses, outros nomes são ou foram citados, mas aparentemente mudaram de opinião. Isso significa que desistiram? Talvez sim, talvez não. Todos os casos, porém, podem se concretizar. Tempo há. Até 5 de abril. Sem falar que alguma surpresa nunca pode ser descartada. Tcham-tcham-tcham-tcham!

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Líderes do Republicanos, PP e União Brasil suspiram aliviados Anterior

Líderes do Republicanos, PP e União Brasil suspiram aliviados

Entrevero do PL-SM ganha novos personagens e tem prazo para acabar Próximo

Entrevero do PL-SM ganha novos personagens e tem prazo para acabar