Claudemir Pereira

Dúvidas: parceria de Burmann e data para a filiação de Decimo

Dúvidas: parceria de Burmann e data para a filiação de Decimo

Foto: Eduardo Ramos (Arquivo/Diário)

COM QUEM – O PDT da comuna tem lá suas fundadas razões para manter a pré-candidatura de seu presidente, Paulo Burmann, à prefeitura. E pretende ir até o fim. Mas já há graúdos militantes preocupados com a falta de uma aliança mais consistente. Até mesmo o PSB, que se tinha como coligado preferencial, seria uma dúvida. E outro parceiro grande não há no horizonte.


 
“TIMING” – Se pudessem, os tucanos com certeza adiariam. Mas o fato é que até 5 de abril, no prazo máximo, a lei eleitoral obriga a estarem filiados os candidatos em outubro. Logo, esta é a data limite, também, para o alistamento oficial de Rodrigo Decimo. O dia será decidido ainda. Inclusive para filiação de outros eventuais concorrentes, inclusive o parceiro do atual vice-prefeito, na chapa governista.


Luneta


E outubro?

Vereadores do PSB seguem, em 2024, compondo com seus colegas do PT e do PC do B, o bloco parlamentar de oposição “União e Reconstrução”. Inclusive foi reconduzido no cargo o líder do grupo, o petista Valdir Oliveira. Uma questão inevitavelmente se coloca, neste momento pré-eleitoral: a união parlamentar entre as agremiações se tornará, também, uma aliança para o pleito majoritário de 6 de outubro?

 

Faz sentido

O MDB santa-mariense está com uma campanha para buscar novos filiados em Santa Maria. Compõe a empreitada publicitária um vídeo que circula nas redes sociais. Pelo menos dois graúdos militantes o estão veiculando (e o colunista viu). O interessante é quem estrela as imagens divulgadas, com a adequada ênfase. Sim, é o deputado estadual licenciado e secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel.

Na dianteira

Se isso vale de alguma coisa (e, creia, vale muito), há ao menos três pré-candidatos a prefeito de Santa Maria que já montam suas equipes de comunicação para a campanha. São eles: o PT de Valdeci Oliveira, o PL de Ewerton Falk e o PSDB, futuro partido de Rodrigo Decimo. Acrescente-se: seja pela sigla ou diretamente com o futuro candidato, já há jornalistas contratados, cada qual com sua experiência.


18 nomes
Boa parte deles, senão todos, participou do encontro (foto) liderado pelo pré-candidato a prefeito Giuseppe Riesgo, na noite de terça-feira, no Plenarinho da Vale Machado. Fato é que a coluna apurou já estarem confirmados 18 nomes na lista do Novo para a eleição parlamentar. O que falta para fechar a relação, que dificilmente será dos 32 possíveis, são as candidaturas da quota feminina.


Para fechar
Que ninguém fale que Novo e PT são como água e azeite. Não se misturam. Até pode ser. Mas ao menos uma exceção precisa constar por aqui. A primeira promessa de campanha novista, a ser registrada no Plano de Governo, é a criação de uma pasta de Segurança Pública. Que se diga: extinta por Cezar Schirmer e não criada por Jorge Pozzobom, ela foi implantada no governo de Valdeci Oliveira.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Claudemir Pereira

POR

Claudemir Pereira

Só o vencedor de 2024 ficará  fora da urna eletrônica em 2026 Anterior

Só o vencedor de 2024 ficará fora da urna eletrônica em 2026

Renovação na Câmara será de no mínimo 30%; isso já é certo Próximo

Renovação na Câmara será de no mínimo 30%; isso já é certo