As chuvas das últimas semanas mudaram completamente a perspectiva da safra 2025/26. As previsões eram de que dezembro e janeiro seriam de precipitações abaixo da média, o que felizmente até o momento não se confirmou. Sendo assim, o que temos visto no campo são lavouras de soja bem estabelecidas e com bom potencial produtivo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Cuidado com as plantas daninhas
O solo úmido nas últimas semanas acabou por atrasar alguns manejos importantes na lavoura. O principal é o controle de plantas daninhas que foi prejudicado devido a dificuldade de entrada nas lavouras nos últimos dias. Todavia, os agricultores precisam ficar atentos, pois falhas no controle de plantas daninhas podem resultar em prejuízos importantes.
Limpeza de pulverizadores
Nessa safra mais uma vez tivemos vários relatos de problemas de fitointoxicação por resíduo de produtos nos tanques de pulverização. Esses problemas normalmente ocorrem quando são realizadas aplicações de produtos pré-emergentes e não é realizada a limpeza correta do pulverizador. Um detalhe importante é que o ideal é que a limpeza do equipamento seja realizada logo após às aplicações, para que não tenhamos o acúmulo dos produtos no pulverizador.
Ferrugem-asiática
Em anos com bons volumes de chuva, como o que estamos vivendo, a ferrugem acaba sempre sendo uma preocupação. O monitoramento de esporos realizado pela EMATER mostra que a nossa região ainda se encontra com risco baixo a muito baixo. Entretanto, a ferrugem já avança em outras regiões e aplicações preventivas são fundamentais para que não tenhamos perdas de produtividade por essa doença.
Insetos-praga
A população de insetos-praga ainda não tem sido um problema nas nossas lavouras. Portanto, o monitoramento segue sendo a melhor forma de manejo, afinal ao contrário de fungicidas que devem ser aplicados de maneira preventiva, o uso de inseticidas se justifica apenas quando detectamos a presença da praga na lavoura. Dessa maneira, a amostragem é a principal ferramenta para a tomada de decisão dessas aplicações.
Nova reitoria da UFSM
No último dia 06 de janeiro tomaram posse na UFSM a professora Martha Adaime como reitora e o professor Tiago Marchesan como vice-reitor para o quadriênio 2026-2029. Conhecendo um pouco da trajetória desses dois grandes professores, teremos uma gestão técnica e aberta ao diálogo na busca de resolver os problemas não somente da UFSM mas também colaborando com toda a sociedade. Desejamos muito sucesso e que tenhamos uma UFSM cada vez mais forte e atuante na nossa região.