No último dia 23 de dezembro, o Departamento de Defesa Fitossanitária recebeu a doação de um trator da Receita Federal. Esse novo equipamento irá fazer toda a diferença na condução das atividades do departamento. Portanto, na qualidade de chefe do departamento gostaria de agradecer ao esforço realizado pela reitoria e pela direção do Centro de Ciências Rurais e principalmente à Receita Federal por entender à demanda do nosso departamento.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Altos volumes de chuva
Os últimos dias de dezembro trouxeram altos volumes de chuva no Estado e na nossa região. Em algumas localidades no interior tivemos até problemas de alagamento, fato esse relacionado ao assoreamento dos rios causados pela enchente de maio de 2024 e que ainda não foram solucionados.
Uso de drones de pulverização
Com a dificuldade de entrada em algumas áreas, devido a dificuldade de trafegar com implementos pesados por causa das chuvas, os agricultores estão fazendo o uso de drones de pulverização para que os tratamentos fitossanitários possam ser executados durante esse período.
Cuidados na aplicação
Os drones de pulverização são uma tecnologia que veio para ficar no campo, entretanto, alguns cuidados precisam ser tomados no momento da utilização desses equipamentos. O volume de calda é dos principais fatores que precisa ser levado em consideração, afinal quando se trabalha com menores volumes de calda, como é o caso dos drones de pulverização, a cobertura de gotas pode ser um limitante na eficácia de controle.
Dados de pesquisa
Nos últimos anos o nosso grupo de pesquisa (Manejo Inteligente em Tecnologia de Aplicação) gerou dados sobre o uso de drones em arroz irrigado, soja e eucalipto, demonstrando que a correta escolha do volume de calda pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso de uma aplicação com drones. Os nossos dados mostram que volumes de calda inferiores à 15 L/ha podem apresentar deficiência de controle em determinadas situações.
Importância da qualidade da mão-de-obra
Assim como nas demais áreas, a qualidade do prestador de serviço faz toda a diferença na aplicação com drones. Infelizmente temos no mercado alguns profissionais que não tem experiência com tecnologia de aplicação e acabam tomando decisões equivocadas no momento das aplicações. Por mais automatizado que seja o processo, é necessário conhecimento técnico para definir a correta altura de voo, largura de faixa, velocidade de aplicação e direção da aplicação.
Feliz 2026!
Nesse encerramento de um 2025 desafiador para a nossa agricultura, desejamos que 2026 tenhamos uma excelente safra agrícola e que nossos agricultores possam colher os frutos dos seus esforços diários nessa árdua missão de alimentar o nosso país e o mundo!