Produto pioneiro no Brasil

Na semana passada tivemos mais um marco na agricultura brasileira, a empresa americana GreenLight Biosciences, pioneira no uso de RNA para o desenvolvimento de tecnologias agrícolas sustentáveis, submeteu à Anvisa, ao Ibama e ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) o primeiro produto à base de RNAi.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Nova tecnologia

O RNAi, ou RNA de interferência, é um mecanismo natural de silenciamento gênico em que pequenas moléculas de RNA (dsRNA) inibem a expressão de genes específicos, impedindo a produção de determinadas proteínas. Em outras palavras, é possível interferir para que um inseto-praga não produza mais determinada proteína que é vital para sua sobrevivência.


Longo caminho até chegar ao campo

Os estudos sobre RNAi na agricultura iniciaram há vários anos, entretanto, esse pedido de registro para sua utilização no controle do Oídio em videiras é extremamente importante, pois abre um novo leque de possibilidades para o futuro. Afinal, essa técnica pode ser replicada para diversas outras culturas

Vantagens do uso de RNAi

A principal vantagem da utilização de RNAi na agricultura é o fato do desenvolvimento de produtos extremamente específicos que agem no silenciamento de um gene da doença ou inseto-praga sem deixar resíduos nas culturas. Todavia, é importante ressaltar que para que esses produtos tenham segurança na sua utilização foram necessários muitos anos de investimentos em pesquisa.


Perspectivas de futuro

A empresa já sinalizou que nos próximos meses irá submeter um novo produto visando o controle de ácaros. Portanto, se espera para os próximos anos uma linha de produtos à base dessa tecnologia. Fato esse, que sempre é benéfico para os nossos agricultores, afinal significa um maior número de ferramentas para o controle de pragas na lavoura.


Chuva importante
Nas últimas semanas de outubro houveram chuvas boas para que a semeadura da soja possa avançar na região. Nas áreas com boa palhada é possível que essa umidade se mantenha por vários dias, tendo uma boa janela de semeadura, portanto os próximos dias devem ser de avanço da semeadura da soja.


Baixa temperatura

A redução da temperatura na semana passada provoca um atraso nas culturas de verão. O frio dos últimos dias prejudica o estabelecimento das culturas e atrapalha inclusive a emergência das plantas que foram semeadas. O solo frio também favorece o aparecimento de fungos, devido ao atraso na germinação. Nesse cenário, o tratamento de semente com fungicidas é fundamental para proteção das culturas.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Adriano Arrué Melo

POR

Adriano Arrué Melo

Avanço na semeadura da soja Anterior

Avanço na semeadura da soja

50 anos da 11° turma de agronomia da UFSM Próximo

50 anos da 11° turma de agronomia da UFSM