Infelizmente, já podemos dizer que a nossa região terá mais uma safra de soja perdida. Os danos ocasionados pela seca já são irreversíveis, afinal a maioria das nossas lavouras esta em florescimento ou enchimento de grãos. Portanto, teremos mais um ano complicado para a agricultura na região.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Chuvas irregulares
As chuvas na região nessa safra estão muito irregulares, por isso vemos lavouras que estão bem desenvolvidas e em contraste temos diversas lavouras que estão morrendo pela falta de água. Todavia, a média de produtividade da região certamente será muito afetada novamente, lembrando que viemos de anos anteriores muito ruins também.
Agricultores vão precisar de ajuda
Mais uma vez os agricultores gaúchos irão precisar de auxilio para se reerguerem, afinal muitos já tinham perdido bens e produção nas enchentes de maio e agora terão mais uma frustação com a seca desse ano. Entretanto, seriam necessárias medidas realmente efetivas e não apenas paliativas, para que pudéssemos avançar nos próximos anos.
Irrigação
Por isso mais vez não podemos esquecer que o Estado precisa urgentemente de um programa de irrigação. As iniciativas que estão nascendo aqui na nossa região não podem ser esquecidas, precisam sair efetivamente do papel. Não podemos esperar outra seca para entendermos que precisamos guardar água para utilizarmos nos momentos que são necessários.
Seguro agrícola
Outro tema que sempre volta a discussão nesses momentos é o seguro agrícola, afinal ele pode ser fazer a diferença na vida dos nossos agricultores. Infelizmente alguns agricultores ficaram de fora do subsídio e ainda tiveram aumento no valor da apólice de seguro e redução na cobertura máxima. Fato que fez com que alguns agricultores optassem por não fazer o seguro, o que pode agravar ainda mais a economia gaúcha nesse ano.
Consequências da seca
As perdas causadas pela seca no Rio Grande do Sul certamente serão sentidas por toda a nossa população. Os principais impactos são o aumento nos preços dos alimentos e menos dinheiro circulando na nossa economia. Dessa maneira, as medidas que precisam ser tomadas nos próximos anos devem levar em conta a importância que o agronegócio tem para o desenvolvimento do nosso Estado.
Soluções
Não iremos resolver os nossos problemas de um dia para o outro, são necessários programas de longo prazo que efetivamente tragam soluções na vida dos nossos agricultores. Todavia essas medidas precisam ser tomadas agora para que os frutos possam ser colhidos nos próximos anos. Afinal, o Rio Grande do Sul é o um estado com enorme potencial agrícola, mas precisa de ajustes no seu modelo de produção.