Avanço na semeadura da soja

As chuvas que ocorreram em todo o Estado nas últimas semanas trouxeram as condições ideais para a semeadura da soja. Entretanto, a área semeada segue abaixo do ano passado, quando nessa mesma época tínhamos mais de 40% da área semeada, enquanto esse ano estamos em torno de 25%.


  + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Mais chuvas 

A previsão para os próximos dias é de que ocorram mais chuvas na região e principalmente um aumento da temperatura. Dessa maneira, se espera que o plantio avance muito nos próximos dias e que tenhamos uma boa porcentagem da área prevista para nossa região semeada até o final de novembro. 

Começar no limpo 

Um dos principais fatores que influencia a produtividade da soja é o controle de plantas daninhas. Por isso, é fundamental que as dessecações, que em sua maioria já foram realizadas e a capina, que será realizada nas próximas semanas, tenham uma boa eficácia de controle. A soja que emerge no limpo tem muito mais chance de expressar todo seu potencial produtivo. 


Cultura do trigo 

A colheita do trigo na região já atingiu mais de 80% da área semeada. Os primeiros dados de produtividade ficaram em torno de 3.000 kg/ha, dentro do previsto para nossa região. A qualidade do trigo desse ano também foi superior ao do ano passado, devido a menor quantidade de chuvas em algumas fases cruciais da lavoura. 


Preço do arroz

O preço do arroz segue em queda, na semana passada o preço da saca de 50 kg chegou ao valor de R$ 50,00, chegando próximo dos mínimos históricos da cultura. Esse valor não cobre os custos da cultura e certamente trará muitos prejuízos aos agricultores e para economia gaúcha. Portanto, esperamos que nos próximos meses tenhamos uma melhora no preço pago ao agricultor. 


Cuidados na cultura do arroz

Mesmo com esse preço desanimador, nossos agricultores precisam ser resilientes e principalmente não perder produtividade com problemas fitossanitários que podem trazer ainda mais prejuízos. Um exemplo é a ocorrência de bicheira-da-raíz, que já fazia alguns anos que não ouvíamos relatos e semana passada recebemos imagens de lavouras com alta população de adultos. 


Importância do monitoramento e manejo correto

Em anos de vacas magras é ainda mais importante que os agricultores façam o monitoramento periódico na lavoura e tomem as melhores decisões para o controle. Existem no mercado soluções com melhor custo beneficio e que podem ser aplicadas visando um controle eficiente e evitar perdas de produtividade. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Adriano Arrué Melo

POR

Adriano Arrué Melo

Mudanças na silvicultura do Estado Anterior

Mudanças na silvicultura do Estado

Produto pioneiro no Brasil Próximo

Produto pioneiro no Brasil