Finalmente uma boa chuva

Nas últimas semanas finalmente tivemos uma melhora nas chuvas no Estado. Ao contrário da irregularidade que ocorreu desde o mês de dezembro, as últimas chuvas atingiram praticamente todas as regiões do Rio Grande do Sul. Na nossa região central, as quantidades variaram desde 40 até 150 mm de chuva.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Redução das perdas

Essas chuvas irão reduzir as perdas em algumas lavouras, todavia, os prejuízos já são certos, principalmente nas lavouras semeados mais no cedo. As estimativas iniciais apontam de perdas mínimas de 30% na produção da região, se as chuvas melhorarem nos próximos dias. Dessa maneira, infelizmente já teremos mais uma safra perdida na região. 


Cuidados na lavoura 

Com a volta das chuvas e a redução da temperatura, novamente estamos vendo molhamento foliar nas lavouras da região. Segundo o site da Emater do programa monitora ferrugem da soja no RS, o risco na região é médio, mas precisa ser avaliado tecnicamente nos próximos dias, para evitar que mais perdas ocorram nas lavouras de soja.


Fatec 

Nos últimos dias novamente a FATEC voltou aos noticiários, entretanto, é necessário entender a importância que essa fundação tem no apoio aos projetos da nossa UFSM. Diversos projetos de pesquisa não sairiam do papel senão fosse a parceria da FATEC com a nossa universidade. Portanto, precisamos separar os problemas que ocorreram no passado e principalmente entender o que realmente aconteceu nesse último caso.


Projetos para o agronegócio da região

Diversos pesquisadores da UFSM que têm projetos importantes para o desenvolvimento regional da nossa agricultura utilizaram, utilizam e seguirão trabalhando em parceria com a Fatec, pois se trata se uma fundação que dá todo o suporte aos pesquisadores. O fato de sua sede ser dentro da UFSM, possibilita um melhor atendimento aos envolvidos, sendo fundamental para o funcionamento desses projetos.


45 anos de existência 
A Fatec foi fundada em 1979 e ao longo dos anos sempre vem aprimorando seus processos e buscando uma maior transparência e segurança em todas as suas operações. Portanto, casos isolados como esse que vem sendo investigado são raros durante a sua história e não devem afetar a imagem da instituição e nem das pessoas competentes e sérias que trabalham na fundação e buscam fazer o seu melhor a cada dia.


Papel importante

Dessa maneira, esperamos que se resolvam os problemas que ocorreram e principalmente que a FATEC possa seguir cumprindo seu papel principal que é de fazer o elo entre a iniciativa privada e a UFSM. Afinal, são esses projetos de parcerias que permitem que pesquisas de ponta sejam desenvolvidas dentro da nossa universidade e dessa maneira potencializem o desenvolvimento da nossa região.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Adriano Arrué Melo

POR

Adriano Arrué Melo

Expodireto 2025 Anterior

Expodireto 2025

Safra perdida pela estiagem Próximo

Safra perdida pela estiagem

00:00
00:00