sociedade

O Mundo Polarizado: algumas consequências


Vivemos uma polarização significativa. Praticamente, em todas as conversas e opiniões emitidas, o ouvinte espera saber qual a posição de quem fala. Espera-se, em geral, que a pessoa seja, taxativamente, contra ou a favor nos temas abordados.. Se for contra, a discussão certamente ficará acalorada.

Polarização tem diversos significados em diversos campos de atuação. O significado mais discutido refere-se às ciências políticas e sociais que referem polarização como divergência de atitudes em extremos ideológicos. A ideologia e pode-se referir a ideias e pensamentos de uma pessoa ou grupo e está quase sempre ligado a ações econômicas, políticas ou sociais.

A polarização atual ocorre por conta da propagação e do acirramento de diversas ideologias. A nossa história sempre foi polarizada, crescemos ouvindo e vendo o mundo polarizado. Eu , ainda criança, sempre ouvia dos adultos que se era chimango ou maragato, colorado ou gremista, de direita ou esquerda.....

A situação piorou porque estamos definido um posicionamento nessa polarização e nos fechando para toda e qualquer opinião diferente da que acreditamos como ser a correta. Nos tornamos incapazes de ouvir opinião diferentes e avaliar se ela é positiva ou negativa. Não nos importa se a ideologia polarizada prejudicar os outros desde que traga benefícios para quem as propaga.

Estamos perdendo o senso crítico, estamos aceitando radicalismos por causa da polarização que, em um mundo mais sensibilizado, nunca iriam ocorrer. A perda do diálogo e da vontade de compreender o outro, tornamos mais pobres no que se refere ao desenvolvimento humano e social.

Por conta de ideologias radicais, forçamos situações em que a agressão ao outro por seu posicionamento ou decisões pessoais, passam a ser inaceitável. O mundo dos extremos nos leva a radicalização das ideias, das posições e atitudes, leva-nos a aceitar que coisas horríveis aconteçam e sejam encaradas com naturalidade.

Precisamos urgentemente buscar o equilíbrio, buscar uma forma de conciliar os interesses deste mundo . Precisamos proteger uns aos outros e não nos agredir mutuamente, procurando viver de forma harmônica, sem querer interferir nas escolhas individuais.

Para você que está lendo este texto, se for possível, pare por um minuto e reflita se o seu pensamento sobre o mundo atual , se as suas opiniões sobre temas importantes foram formadas ouvindo as diversas correntes sobre o tema ou você somente ouviu um único ponto de vista. Se ouviu só um ponto de vista, experimente ouvir opiniões diferentes sobre o tema - tornando-o mais consistente ou modificado.

É doloroso continuar vivendo em clima de enfrentamento e de ódio constantes. O esforço individual e coletivo para uma mudança é urgente e necessário.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: a pluralidade cíclica da vida Anterior

VÍDEO: a pluralidade cíclica da vida

Trabalho e segregação Próximo

Trabalho e segregação