Colégio Marista recebe homenagem na Câmara de Vereadores

Colégio Marista recebe homenagem na Câmara de Vereadores

Foto: Mateus Ferreira

Durante a sessão plenária de ontem, a Escola Marista Santa Maria recebeu uma Moção de Congratulação pelos 120 anos da instituição de ensino. A proposição foi de autoria do vereador Sérgio Cechin (Progressistas).


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp  

Durante o discurso, o parlamentar destacou a forte ligação que tem com o Colégio Marista e citou os familiares que passaram pela instituição ao longo dos anos:


– Homenagear a Escola Marista é também homenagear minha família: meus avós, meus tios, pessoas que passaram por essa instituição. Meu pai foi o primeiro professor leigo do Colégio Santa Maria. “Leigo” significa que, em 1947, todos os professores eram Maristas, exceto um: meu pai, que, com apenas 19 anos, começou no magistério e ficou 40 anos na instituição. Em 1976, fui professor de matemática e física no colégio, além de ter estudado minha vida inteira nessa instituição. Então, posso dizer que toda minha vida devo ao ensino Marista.


No plenário, diversos estudantes, funcionários e a equipe diretiva da escola acompanharam a cerimônia.


Alunos, professores e equipe diretiva da escola Marista posam para foto junto aos vereadores do parlamento municipal. Foto: Mateus ferreira


Orgulho e emoção

Compondo a mesa dos homenageados estavam a atual diretora do Colégio Marista Santa Maria, Maria Angela Baldi, e o presidente do Grêmio Estudantil, Germano Chiesa. A diretora expressou orgulho pelo momento que a instituição pôde vivenciar no Parlamento municipal.


– É com muito orgulho e emoção que participamos de um momento como esse. Receber essa homenagem e ainda poder contar com nossos alunos aqui presentes é uma gratidão imensa. O ano de 2025 é uma celebração do nosso trabalho e empenho em formar bons cidadãos. São 120 anos de extrema excelência no nosso ensino, e isso foi evidenciado nesta homenagem – declarou Maria Angela Baldi.



Visita ilustre

Ex-aluno marista e também Cidadão Benemérito de Santa Maria, homenageado pelo parlamento municipal, o advogado Carlos Edison Domingues relembrou sua trajetória como estudante da instituição:


Ex-aluno marista, o advogado Carlos Edison Domingues iniciou os estudos na instituição em 1951. Foto: Mateus Ferreira


– Minha relação com o Colégio Marista começou em 1949, quando fui para Uruguaiana estudar no Colégio Santana. Fiquei lá até 1951, quando, em março daquele ano, vim para Santa Maria e comecei o internato no então Colégio Santa Maria. Ali, concluí o ginásio e depois o curso de comércio. Mas, naquela época, recebíamos mais do que educação: éramos ensinados até mesmo a segurar o garfo e a faca. É isso que carrego até hoje: a boa educação e os bons costumes.


A escola

A caminhada do Colégio Marista Santa Maria iniciou-se com a chegada dos primeiros Irmãos Maristas a Santa Maria, em 5 de janeiro de 1904: Landry, Marie Berthaire, Félix Théodose, Eduardo João e José Donato. Primeiramente, fundaram a Escola São Luiz e, posteriormente, por iniciativa do Irmão Weibert, o Colégio Santa Maria.


Em 12 de fevereiro de 1905, foi inaugurado oficialmente o primeiro “Gymnasio” do interior do Estado. As aulas iniciaram no dia 16 de fevereiro do mesmo ano, com 106 matrículas para o externato e 56 para o internato.
Em 1908, o então Ginásio Santa Maria foi equiparado ao Ginásio Nacional Dom Pedro II. No ano seguinte, foram adquiridos novos terrenos e melhoradas as instalações. Em 1912, o colégio já oferecia os seguintes cursos: primário completo, admissão ao ginásio, curso ginasial de cinco anos, curso comercial e estudos avulsos de desenho, ginástica, música instrumental e vocal.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Mateus Ferreira

[email protected]

Cardeal presidente da CNBB visita Santa Maria e fala sobre a Campanha da Fraternidade 2025 e a saúde do papa Anterior

Cardeal presidente da CNBB visita Santa Maria e fala sobre a Campanha da Fraternidade 2025 e a saúde do papa

Com diferentes reclamações, moradores de Santa Maria procuram mutirões da Corsan para solucionar problemas Próximo

Com diferentes reclamações, moradores de Santa Maria procuram mutirões da Corsan para solucionar problemas

Diário de Santa Maria