Com diferentes reclamações, moradores de Santa Maria procuram mutirões da Corsan para solucionar problemas

Com diferentes reclamações, moradores de Santa Maria procuram mutirões da Corsan para solucionar problemas

Foto: Beto Albert

Teve início, nesta quarta-feira (5), uma série de mutirões organizados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan/Aegea) para atender consumidores de Santa Maria que enfrentam problemas com cobranças e abastecimento de água. A iniciativa é resultado de uma reunião entre o prefeito Rodrigo Decimo (PSDB) e a empresa diante das reclamações recorrentes da população sobre o serviço prestado pela companhia. No total, serão realizados seis mutirões em diferentes pontos da cidade.


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Os primeiros atendimentos ocorreram na Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), no centro da cidade, e no Salão da Igreja do Amaral, na Região Leste. Além disso, a Associação Comunitária do Núcleo Habitacional Tancredo Neves, na Região Oeste, também foi palco do mutirão. 


Na quinta-feira (6), os consumidores também poderão buscar atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Oeste, no Bairro Santa Marta, e na Escola CAIC Luizinho de Grandi, no Bairro Lorenzi. Além disso, a Corsan informou que novos mutirões serão realizados na próxima semana, com atendimento estendido até as 20h.


André Finamor, gestor de Relações Institucionais da Corsan, explicou que, neste primeiro dia de mutirão da empresa, 72 pessoas foram atendidas até as 17 horas desta quarta-feira (5). Ele também pontuou que as principais demandas levadas pela comunidade foram: valores nas contas de água, além de questões relacionadas às ligações de esgoto e troca de titularidade.


Reclamações da população

O Procon foi um dos locais de maior procura pela população, com mais de 30 pessoas buscando soluções para diversos problemas enfrentados. As principais reclamações incluem aumento excessivo nas faturas, falta frequente de água — que, em alguns casos, ultrapassa 24 horas — e multas aplicadas sem aviso prévio.


O técnico em telecomunicações Rafael Rodrigo, de 50 anos, morador do Residencial Monte Bello III, no Bairro Camobi, relatou dificuldades recorrentes com a falta de água e o aumento injustificado de sua conta.


— As taxas que a Corsan cobra são um absurdo. Na minha última fatura, gastei R$ 179 de água, mas foram cobrados R$ 39 de taxa, além de outros valores que não entendi. No fim, paguei mais taxa do que consumo. Aqui em Camobi, somos muito mal tratados pela Corsan — desabafou.


Rafael também questionou os aumentos repentinos nas contas de água.

— Antes, eu pagava entre R$ 80 e R$ 90. Agora, minha conta nunca vem abaixo de R$ 170. Não há explicação para essa mudança. E um caso ainda mais absurdo: passei dias fora de casa, sem consumir nada, e, quando voltei, a fatura veio quase R$ 200. Quem explica isso? — questionou.


O professor Moacir Niocato, 60 anos, afirmou que está sem abastecimento de água há quatro meses e que já procurou a Corsan diversas vezes, sem sucesso.


— Já fui mais de seis vezes na Corsan, mas só me enrolam. Tenho registros de tudo. Se não resolverem aqui, acho que terei que fazer um poço artesiano — lamentou.


A aposentada Maria de Lourdes Lima Oliveira, 65 anos, afirmou que recebeu uma multa injusta no valor de R$ 1,5 mil, sob a alegação de violação do lacre do medidor de água.


— Nunca mexi no relógio de água, nem sei como seria isso. Agora, me cobram uma multa absurda. É inadmissível pagar por algo que não fiz. Vim aqui para buscar uma solução — declarou.


Apoio do Procon

A coordenadora do Procon de Santa Maria, Márcia Moro, está acompanhando de perto as demandas dos consumidores e explicou que o órgão está auxiliando nos atendimentos e fiscalizando as reclamações.


— Estamos oferecendo nossa sede para auxiliar a Corsan no atendimento ao público, mas também estamos vigilantes às demandas que chegam. Até sexta-feira (7), daremos atenção especial às queixas relacionadas à Corsan. A partir da próxima semana, dois atendentes da companhia permanecerão no Procon para continuar os atendimentos. Nosso objetivo é resolver os problemas de forma administrativa, evitando transtornos para os consumidores — destacou.


Próximos mutirões

Quinta-feira (6) e sexta-feira (7)

Centro

Local: Procon

Horário: 8h às 12h e 13h às 18h

Endereço: Avenida Rio Branco, 639


Região Leste — Bairro Camobi

Local: Salão da Igreja do Amaral

Horário: 8h às 12h e 13h às 17h (com a possibilidade de atendimento até as 20h)


Região Oeste — Bairro Tancredo Neves

Local: Associação Comunitária do Núcleo Habitacional Tancredo Neves

Horário: 8h às 12h e 13h às 17h (com a possibilidade de atendimento até as 20h)

Endereço: Avenida Paulo Lauda, 705



Região Oeste — Bairro Nova Santa Marta

Local: Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Oeste

Horário: 8h às 12h e 13h às 17h (podendo ser estendido até as 20h)

Endereço: Rua Manoel Mallmann Filho, 161



Região Sul — Bairro Lorenzi

Local: Escola CAIC Luizinho de Grandi

Horário: 8h às 12h e 13h às 17h (com a possibilidade de atendimento até as 20h)

Endereço: Rua Olga Parcianello Lorenzi, sem número


Sábado (8)

Não haverá atendimento no Procon. Nos demais bairros, os mesmos horários serão mantidos.


Troca de Bairro
O local de atendimento na Zona Norte não será mais no Bairro Salgado Filho e sim no Bairro Caturrita, na Capela Santa Rita, Rua Zahie Farret, Vila Negrini.

O mutirão funcionará a partir da próxima segunda-feira, no horário das 8h às 12h e das 13h às 20h

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Mateus Ferreira

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