Bei nos Bairros: CTF Os Nativos e o trabalho social na região oeste de Santa Maria e também nas cidades vizinhas

Bei nos Bairros: CTF Os Nativos e o trabalho social na região oeste de Santa Maria e também nas cidades vizinhas

Foto: Mateus Ferreira

Centro de Tradições Folclóricas está localizado na Rua Benjamin D’Ávila Prado, 100, no Bairro Juscelino Kubitschek. Entidade foi fundada em 1981 e atua e benefício dos moradores da região oeste de Santa Maria de cidades vizinhas

O Movimento Tradicionalista Gaúcho tem na sua carta de princípios no artigo 1ª os seguinte dizeres: “Devemos auxiliar o Estado na solução dos seus problemas fundamentais e na conquista do bem coletivo”. Baseado nesse item e na questão humanitária, o Centro de Tradições Folclóricas (CTF) Os Nativos cumpre bem essa missão.


Fundada em 1981, a entidade tradicionalista tem um papel fundamental de apoio para a comunidade da região oeste de Santa Maria e em algumas ações auxiliando o município e cidades vizinhas. Em maio, momento em que o Rio Grande do Sul sofreu com as fortes chuvas, o CTF realizou bailes, jantares e almoços para arrecadar alimentos não perecíveis e agasalhos.


​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Em um primeiro momento, os itens doados pela comunidade foram levados de caminhão até Silveira Martins, na Quarta Colônia. Naquele momento, a cidade era uma das mais afetadas pelas chuvas no centro do Estado. A entidade seguiu com ações para arrecadar doações e, num segundo momento, a ONG Bazar Solidário recebeu donativos.


Buscando sempre auxiliar o município e ainda preocupada com a situação enfrentada pelas chuvas, Os Nativos realizaram também dois jantares em que eram produzidas duas panelas de refeição. Uma das panelas era destinada para o bufê do baile e a outra era servida em marmitas e entregue na comunidade da região oeste.


Atividades

Além de todas essas ações desenvolvidas no momento em que o Estado viveu a calamidade pública, Dalila Petzold, 39 anos, 1ª secretária e diretora Artística e Cultural do CTF Os Nativos, conta sobre o papel da instituição na comunidade e as atividades que são desenvolvidas no local.


– Nosso CTF tem um papel relevante na cidade, e as portas são abertas para diversas atividades. O grupo de idosos da Cohab Santa Marta realiza atividades e reuniões nas quartas à tarde. Temos também o grupo de ginástica Unidos Para Vencer, que se reúne segunda, quarta e sexta para realizar atividades físicas, encontros, cafés e passeios. Então, o CTF é usado para o bem comum da comunidade – afirma Dalila.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bei nos Bairros: Curunilho Futebol Clube e a união do esporte com ações sociais na região oeste de Santa Maria Anterior

Bei nos Bairros: Curunilho Futebol Clube e a união do esporte com ações sociais na região oeste de Santa Maria

Bei nos Bairros: Apae de Santa Maria é referência em atendimento para mais de 40 municípios da região central do Estado Próximo

Bei nos Bairros: Apae de Santa Maria é referência em atendimento para mais de 40 municípios da região central do Estado

Diário de Santa Maria