Bei nos Bairros: Apae de Santa Maria é referência em atendimento para mais de 40 municípios da região central do Estado

Bei nos Bairros: Apae de Santa Maria é referência em atendimento para mais de 40 municípios da região central do Estado

Foto: Mateus Ferreira

A Apae está localizada na Rua Coronel Benjamin Dávila Prado, 400, no Bairro Juscelino Kubitschek

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Maria, recebeu a visita da reportagem do Diário e participou do quadro Bei nos Bairros desta terça-feira (20) durante o programa Bom Dia, Cidade!, da Rádio CDN. Em uma ação para mostrar o trabalho de ações sociais, projetos e ONGs na região oeste da cidade, a equipe visitou a instituição que, desde 1966, é referência na região central e do Estado no atendimento a pessoas portadoras de deficiência. Desde 2015, a Apae ampliou os atendimentos com o Centro Especializado em Reabilitação (CER 2) na questão física e intelectual.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Na questão estrutural e de atendimento, a Apare conta com 120 alunos na escolinha, inclusive alguns já completaram 40 anos e seguem sendo atendidos pela instituição. Existe também curso iniciante da Educação de Jovens e Adultos (EJA).  Para facilitar os atendimentos educacionais, a associação conta com três micro-ônibus que buscam e levam os alunos em casa nos turnos da manhã e tarde.


Ao longo do dia, além os diversos serviços ofertados na instituição, quem utiliza a Apae recebe almoço, que é servido às 10h30min. O jantar começa às 16h.


MELHORIAS NO ATENDIMENTO E OBRAS DE AMPLIAÇÃO


Hoje a Apae atende 44 municípios da Região Centro-Oeste, isso representa 9% das cidades no Estado.


- Prestar atendimento para tantos municípios gaúchos, mostra a relevância que a Apae tem no Rio Grande do Sul. Nós somos um braço da comunidade, ofertamos os serviços todos de forma gratuita através do SUS, e com as ampliações que estão em andamento, vamos tornar a Apae de Santa Maria referência no estado e no Brasil - diz Cezar Gehm, presidente da Apae de Santa Maria.


Quando as obras forem concluídas, a associação passará da categoria 2, com atendimento de casos de deficiência física e mental, para a categoria 4, último patamar do SUS em atendimento para pessoas com deficiência, em que também serão atendidos casos de deficiência visual e auditiva.


Atualmente, a entidade conta com 72 funcionários, e esse número deve ser ampliado de 20% a 30% com as melhorias e os avanços no atendimento e a construção do módulo 4. Agora, são atendidos pelo SUS 600 pessoas por semana, ou 32 mil por ano, de 44 cidades das coordenadorias regionais de saúde de Santa Maria e Alegrete.


ATENDIMENTOS DA APAE EM 2023

  • 27.198 atendimentos de reabilitação (fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, serviço social, psicomotricista, educadora especial, psiquiatra, neuropediatra e ortopedista)
  • 865 concessões de meios de locomoção (cadeiras de rodas, cadeiras de banho, cadeiras motorizadas, muletas e andadores)
  • 945 concessões de órteses e próteses
  • 453 avaliações e 1.959 reavaliações: atendimento multiprofissional especializado

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Mateus Ferreira

mateus.ferreira@diariosm.com.br

Bei nos Bairros: CTF Os Nativos e o trabalho social na região oeste de Santa Maria e também nas cidades vizinhas Anterior

Bei nos Bairros: CTF Os Nativos e o trabalho social na região oeste de Santa Maria e também nas cidades vizinhas

Bairro Tancredo Neves possui espaço que valoriza o artesanato local; conheça mais sobre o Recanto do Artesão Próximo

Bairro Tancredo Neves possui espaço que valoriza o artesanato local; conheça mais sobre o Recanto do Artesão

Diário de Santa Maria