Bei nos Bairros: Curunilho Futebol Clube e a união do esporte com ações sociais na região oeste de Santa Maria

Bei nos Bairros: Curunilho Futebol Clube e a união do esporte com ações sociais na região oeste de Santa Maria

(Foto: Projeto Curunilho FC ( Divulgação)

Atletas do Curunilho FC treinando no campo do Residencial Lopes

"Um projeto que carrega a missão de descobrir talentos por meio do esporte para desenvolver crianças, adolescentes e jovens e formar para o mundo cidadãos em Santa Maria que carreguem bons valores para a sociedade". É assim que o Curunilho Futebol Clube é resumido nas palavras do seu fundador, o jardineiro José Luzardo Brum, 49 anos.


Para entender o trabalho social e as ações que ocorrem na região oeste da cidade, é preciso voltar no ano de 2008, mais precisamente ao mês de setembro. A Travessa dos Enfermeiros, no Alto da Boa Vista, região oeste da cidade, concentrava crianças que jogavam futebol à sombra de uma coronilha, uma pequena árvore que atinge até seis metros de altura. A residência de Brum fica a poucos metros da árvore. Ele vive ali há 24 anos.


​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


​É claro que o futebol dos pequenos fazia com que a bola de futebol fosse chutada várias vezes no pátio do jardineiro. Mas, em vez de se chatear com a situação, ele buscou uma solução: proporcionar um lugar adequado para as crianças jogarem futebol no bairro.


- Eu os via jogando aqui na rua, na sombra da árvore, e pensei: preciso buscar um lugar que tenha uma melhor estrutura. Fiz uma lista, no início com 12 nomes. Todos foram jogar no ginásio de esportes da Escola Adelmo Simas Genro, e conseguimos o lugar nos sábados e domingos, fora do turno escolar. E, então, eu tirei as crianças da rua e as coloquei em um local adequado para a prática esportiva - conta.


Após essa primeira iniciativa, no dia 19 de Setembro de 2008 foi fundado oficialmente o Curunilho Futebol Clube, tendo José Luzardo Brum como fundador e coordenador do projeto até os dias atuais. O tempo foi passando, o clube foi se estruturando e hoje conta com uniformes, bandeira e hino oficial, além do apoio de empresas de Santa Maria, que auxiliam com o corte de grama do campo de treino, o deslocamento das crianças com o empréstimo de um ônibus, entre outros incentivos. Das 12 crianças que iniciaram no time, o elenco atual passa de 100, entre adolescentes e jovens que são beneficiados.


O Curunilho se tornou mais do que um time de futebol, carrega também o lado social. Durante a pandemia, as crianças ficaram impossibilitadas de treinar, parando com o projeto. Foi então, junto com os apoiadores, o clube arrecadou quase 4 mil cestas básicas que foram distribuídas para a comunidade de Santa Maria.


Recentemente, o Curunilho disputou a Taça das Favelas, nas edições de 2023 e 2024. Neste ano, contou com duas equipes inscritas. O time acabou eliminado nas quartas de finais com atletas sub-14 e sub-15.


- Com o passar dos anos, conseguimos dar um salto significativo em vários segmentos. No esporte, agregamos mais atletas e conseguimos trazer as famílias junto. Hoje temos também o forno comunitário, onde as mães de alguns jogadores fazem pão caseiro, e esses alimentos são distribuídos de forma gratuita na comunidade. Temos também aqui na comunidade uma praça coletiva, chamada de praça psicomotora, com mais de 10 brinquedos que desenvolvem o lado psicomotor das crianças. São muitas ações que esse time desenvolve, isso me deixa muito orgulhoso, ver todo esse legado sendo construído - orgulha-se Brum.


Atualmente o Curunilho FC treina no campo localizado na área verde do Residencial Lopes. E para quem reside na região e quiser conhecer o projeto, basta procurar nas redes sociais “Curunilho fc”.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Mateus Ferreira

mateus.ferreira@diariosm.com.br

Dia do Soldado é celebrado em Santa Maria com homenagens e desfile militar Anterior

Dia do Soldado é celebrado em Santa Maria com homenagens e desfile militar

Bei nos Bairros: CTF Os Nativos e o trabalho social na região oeste de Santa Maria e também nas cidades vizinhas Próximo

Bei nos Bairros: CTF Os Nativos e o trabalho social na região oeste de Santa Maria e também nas cidades vizinhas

Diário de Santa Maria