Família cria campanha para reconstruir casa de idosos destruída por temporal em cidade da região

Fotos: Arquivo pessoal

Os estragos causados pelo temporal que passou pelo Rio Grande do Sul na última quinta-feira (21) ainda são visíveis. Na localidade de Tupanci, no município de São Sepé, uma residência ficou completamente destruída. No local, moravam o casal de servidores aposentados Lucia Emília Reis Teixeira, 78 anos, e Osvaldo Rodrigues Teixeira, 85 anos, que encontra-se acamado.  

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Um dos netos do casal, o bancário Felipe Teixeira, 33, que mora em Santa Catarina, concedeu entrevista ao Diário. Ele conta como recebeu a notícia:

– Eu estava saindo do meu trabalho, no horário de almoço, quando meu pai me ligou. Ele me disse para ficar calmo antes de contar o que aconteceu. Depois, ele falou que teve um temporal na madrugada de quinta-feira, que teria destruído a casa da vó e do vô. Eu fiquei em choque. Naquele momento, eu não consegui acreditar no tamanho do estrago. Eu cheguei em casa e fiz uma chamada de vídeo. Quando eles mostraram o lugar onde ficava a casa, as coisas quebradas e os meus avós chorando, foi quando caiu a ficha. 

Após o ocorrido, o casal de idosos foi acolhido por familiares, que moram na área urbana de São Sepé. Durante uma conversa, surgiu a ideia de criar uma campanha para arrecadar recursos e garantir uma nova moradia para o casal. Na plataforma Vakinha, a meta estabelecida é de R$ 20 mil. Deste quantitativo, R$ 6.894,40 já foram doados. Segundo Teixeira, o valor deve ser utilizado para reformar uma estrutura já existente no terreno da família, na localidade de Tupanci, onde o casal mora há 4 anos.  

A expectativa é de que consigamos arrecadar o máximo que pudermos. Não é porque são meus avós, mas eles merecem. Trabalharam a vida inteira para ter o que tinham e eu acredito que quando a gente se aposenta é para descansar. Eles não mereciam chegar a essa idade e perder tudo. Eles merecem conforto e queremos proporcionar isso. Eu estou divulgando a campanha nas redes sociais. Todos os amigos e familiares também estão. Então, qualquer valor já ajuda – comenta. 

A casa teria sido atingida por um tornado, segundo especialista

Após análises, especialistas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) concluíram que um tornado atingiu a localidade de Tupanci, em São Sepé, na última quinta-feira. Conforme o meteorologista, Murilo Lopes, um panorama da região foi feito pela instituição com o auxílio de diversos dados, entre eles, imagens de um satélite e da Defesa Civil.  

É um tornado um pouco diferente do que estamos acostumados e que estava inserido em uma linha de instabilidade, que foi responsável pelos vendavais em grande parte do Estado – comenta. 

Segundo Lopes, este tipo de tornado é caracterizado por ser breve e percorrer distâncias curtas, provocando danos em uma faixa estreita. O fenômeno pode ser analisado com base na Escala Fujita, que mede a intensidade dos tornados com base nos danos causados. 

– Considerando aquele tipo de dano, em que se tem uma casa de madeira completamente destruída e grande parte da madeira sendo varrida, estimamos que seja um fenômeno F2 na escala que vai de zero a cinco, o que reflete em ventos de 200 km/h. 

Nos últimos anos, tornados F2 já teriam sido registrados em outros municípios gaúchos como São Miguel das Missões, Gramado e Canela. Segundo Lopes, o fenômeno não é considerado raro no Estado. 

Temos tornados ocorrendo com certa frequência no Rio Grande do Sul. Eles não são fenômenos tão raros aqui no Sul do Brasil. Estamos em uma região que é favorável à formação de tornados a qualquer momento do ano, principalmente nos períodos de transição. Eles acontecem, porém, são mais difíceis de documentar – conclui o meteorologista. 

Para identificar este tipo de tornado e emitir um alerta, Lopes afirma que seria necessário uma cobertura composta por vários radares meteorológicos. Atualmente, o Rio Grande do Sul conta apenas com dois radares meteorológicos.   

Lucia e Osvaldo moravam nesta casa na localidade de Tupanci, em São Sepé. Na madrugada do dia 21, a residência foi atingida por um tornado Foto: Arquivo pessoal

Faça a sua parte

Doações para a campanha de reconstrução da casa de Lucia e Osvaldo podem ser feitas pela chave pix 33151296068 (CPF) ou na página da vaquinha

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Calor e tempo firme devem predominar na Região Central no feriadão de Páscoa Anterior

Calor e tempo firme devem predominar na Região Central no feriadão de Páscoa

Alertas nas embalagens de alimentos chamam atenção dos consumidores; entenda a nova rotulagem Próximo

Alertas nas embalagens de alimentos chamam atenção dos consumidores; entenda a nova rotulagem

Geral