Arquidiocese de Santa Maria inicia obras de nova livraria no Parque da Medianeira

Fotos: Beto Albert (Diário)

Um dos parques mais importantes de Santa Maria está passando por reformulações em 2024. Além da construção do Jardim de Caná, em 2023, e do Altar de São José, inaugurado recentemente, o Parque da Medianeira deve contar com uma livraria. Conforme o pároco e reitor do Santuário Basílica de Nossa Senhora Medianeira, Cristiano Quatrin, as obras do novo prédio estão em andamento desde o início de março. Neste momento, três empresas trabalham na estrutura de fundação da obra, em uma área com mais de mil metros quadrados.

Estamos dando passos. Mas queremos que, até agosto, o esqueleto (do prédio) esteja preparado. E depois, veremos como vamos conseguir dar andamento para ir deixando cada espaço bem preparado para acolher a todos. Junto da livraria, teremos um espaço de acolhida dos devotos, romeiros e peregrinos que vêm ao Santuário e também a Santa Maria – afirma Quatrin.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Processo

O projeto arquitetônico da livraria foi aprovado no final de dezembro de 2023. Entretanto, Quatrin explica que a obra faz parte de um planejamento antigo: 

Desde 2022, quando chegamos em Santa Maria, criamos um Plano Diretor para todo o Parque da Medianeira. Começamos com a reforma dentro da Basílica, na Cripta. Depois, veio o Jardim de Caná. Estamos fazendo, agora, o Recanto de Nossa Senhora Aparecida. Inauguramos há pouco o Altar de São José. Dizemos que esta nova obra é algo maior, porque visa um melhor atendimento das pessoas. Hoje, temos a Secretaria, onde são encontrados livros, objetos religiosos, vinhos e outros itens, mas ali é muito pequeno. É um espaço que não atende mais a demanda que temos. Então, isso (a obra) vem para somar.

Sem elencar valores, o reitor do Santuário Basílica comenta que o investimento feito na obra é composto por recursos próprios e doações. 

– Não temos ainda um orçamento fechado. São etapas, e conforme for indo, também iremos passar (os valores) para a nossa comunidade. Queremos que saibam de tudo que está sendo investido com muita transparência, coerência com o Evangelho e responsabilidade, enquanto gestores da Arquidiocese, porque tudo isso passou pelo Conselho Econômico da Arquidiocese e Conselho de Presbíteros – destaca, apontando que o projeto do novo espaço será divulgado em um momento oportuno. 

Expectativa

Com a nova obra, a Arquidiocese de Santa Maria espera se aproximar cada vez mais da comunidade. 

Queremos que tenha tudo que um católico precisa para alimentar a sua espiritualidade e sua vida de fé. Nosso objetivo é ter uma bibliografia muito vasta. Além de livros, artigos religiosos e imagens, também queremos que seja um espaço nosso, e quando digo isso, falo como igreja. Claro que mesmo uma pessoa que não é católica vai poder vir e encontrar nesse espaço algo que lhe desperte curiosidade para, quem sabe, seguir Jesus também – conclui Quatrin.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Câmara de Vereadores discute com a RGE os problemas do abastecimento de energia elétrica em Santa Maria Anterior

Câmara de Vereadores discute com a RGE os problemas do abastecimento de energia elétrica em Santa Maria

Trecho do desvio do Bairro Urlândia é liberado para o trânsito em via simples, informa o Dnit Próximo

Trecho do desvio do Bairro Urlândia é liberado para o trânsito em via simples, informa o Dnit

Geral