Salve, Jorge: procissões em homenagem ao Santo Guerreiro serão realizadas nesta terça em Santa Maria

São Jorge para alguns, Ogum para outros. Independentemente da crença, o dia 23 de abril é uma data em que muitos devotos acendem velas e realizam homenagens ao Santo Guerreiro, considerado uma das maiores figuras religiosas do Brasil. Em Santa Maria, duas tradicionais procissões em homenagem ao Orixá ocorrem na noite desta terça (23).

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Uma delas é organizada pelo Centro de Umbanda João Batista. A concentração do ato será a partir das 19h, em frente ao Templo da Luz Divina, localizado no Passo D'areia. A procissão segue em direção ao Centro de Umbanda João Batista, no Bairro Carolina, onde a Ronda de Ogum será finalizada. O pedido é para que as pessoas vistam branco e, se possível, levem uma vela vermelha para iluminar a caminhada.


Já o Templo de Estudos Umbandistas e Afro ​irá realizar a 21° Procissão para São Jorge Guerreiro Ogum. A programação inclui atividades durante toda a terça-feira na Praça Saldanha Marinho, localizada no centro de Santa Maria. No local, serão arrecadados alimentos para famílias necessitadas. Quem contribuir, ganha um jogo de cartas ou um descarrego. Com saída marcada para as 17h30min, na Praça Saldanha Marinho, a carreata irá percorrer a cidade até a rotatória do Bairro Tancredo Neves. A chegada está marcada para as 20h.


De lá, a procissão segue até o Templo de Estudos Umbandistas e Afro, onde será compartilhado o bolo do Pai Ogum. Veja mais detalhes no Instagram.


História de São Jorge


Tema de diversas canções brasileiras, presente em elementos culturais e até mesmo padroeiro do Corinthians. Fora do Brasil, ele é padroeiro da Inglaterra e tem seu dia celebrado na Espanha, Portugal, Lituânia, Rússia, e outros países ao redor do mundo. 

Para os católicos, é representado por um homem com uma lança em cima de um cavalo branco. Ele teria nascido por volta do ano 280 d.C. na Capadócia, atual Turquia. Já adulto, ele se alistou no exército do Império Romano. Segundo o Vaticano, ele foi um soldado que morreu porque teria se negado a matar e perseguir cristãos, uma ordem direta de Diocleciano, então imperador romano.

Ele foi decapitado no dia 23 de abril do ano 303 d.C, data que, hoje, é marcada por diversas homenagens ao santo.

Na umbanda e no candomblé, ele costuma ser associado a Oxóssi e a Ogum, orixás da caça e da guerra, respectivamente. No Brasil, os escravos trouxeram a cultura africana e suas religiões, porém, foram forçados a passar por um processo de catequização. Com isso, os africanos passaram a associar os orixás a santos da igreja católica, mantendo viva a fé em suas crenças nativas.

São Jorge também é padroeiro do Corinthians, time paulistano. O motivo da escolha é incerto. Mas independentemente da versão, o santo conquistou os torcedores com o seu estigma de guerreiro e já foi homenageado em camisas do clube e também mencionado em sambas cantados no estádio.

Foto: Bruno Teixeira/Agência Corinthians

Programe-se:

Caminhada para Ogum

  • Onde: saída em frente ao Templo da Luz Divina, localizado na Rua Lucídio Gontan, n° 358 , Bairro Passo D'areia, em direção ao Centro de Umbanda João Batista, na Rua Rui Barbosa, n° 213, no Bairro Carolina.
  • Quando: nesta terça (23), a partir das 19h
  • Valor: gratuito


21° Procissão para São Jorge Guerreiro Ogum

  • Onde: saída na Praça Saldanha Marinho em direção à rotatória do Bairro Tancredo Neves
  • Quando: nesta terça (23), a partir das 17h30min
  • Valor: gratuito


Oração de São Jorge

"Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.

São Jorge Rogai por Nós."

(Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o sinal da cruz)


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Vitória Parise

[email protected]

Dívidas relacionadas ao agronegócio familiar serão reavaliadas por novo programa do governo federal Anterior

Dívidas relacionadas ao agronegócio familiar serão reavaliadas por novo programa do governo federal

Feiras do produtor ocorrem em 11 diferentes regiões de Santa Maria nesta semana; veja a programação Próximo

Feiras do produtor ocorrem em 11 diferentes regiões de Santa Maria nesta semana; veja a programação

Geral