Palco da 51ª Feira do Livro, parte da Praça Saldanha Marinho será entregue na segunda quinzena de maio

Thais Immig

Fotos: Beto Albert

Aos poucos, a Praça Saldanha Marinho ganha nova forma. A revitalização do espaço está em processo de finalização com a instalação da pedra portuguesa, restauração de canteiros antigos e limpeza do espaço. Com esta etapa, aproximadamente 80% dos serviços estão concluídos. Parte da reforma da praça será entregue na segunda quinzena de maio e já será palco da 51ª Feira do Livro, que tradicionalmente acontece no local. O evento será de 24 de maio a 8 de junho.

Nesta semana, estão sendo instaladas as pedras portuguesas e de granito preto.

A Praça Saldanha Marinho começou a ser revitalizada em junho de 2023, com a retirada do piso em frente ao Theatro Treze de Maio. Agora, entra em processo de finalização. De acordo com a prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, desde o início do mês, as obras avançam com a instalação de pedras portuguesas e de granito preto, previsto no projeto do escritório Burle Marx, do Rio de Janeiro. A Construtora Jobim, responsável pela execução da obra, também trabalha na demolição de canteiros antigos para a construção de novas estruturas, além da limpeza e aterro do desnível existente entre o palco e a praça. O local também se prepara para receber a jardinagem e a restauração do chafariz e do coreto.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Ainda de acordo com a prefeitura, as instalações elétricas, hidrossanitárias, bem como as demolições dos canteiros antigos e pisos existentes estão com cerca de 80% dos trabalhos concluídos. Bancos, canteiros e pisos novos (que incluem concreto, granito e pedra portuguesa) estão próximos dos 75% de execução. A entrega do espaço revitalizado está prevista para a segunda quinzena de maio. Segundo apuração da reportagem, a construtora deve concluir a obra no dia 17 de maio. Porém, ainda faltará a revitalização do entorno da praça e da parte que liga a Saldanha Marinho ao Calçadão.

Após a conclusão, a praça será entregue ao poder público que fará a gestão do espaço.

A praça revitalizada será entregue na segunda quinzena de maio.


“Vai fazer bem para nós, para os olhos e para os visitantes”
As pessoas que circulavam pelo centro da cidade, nesta segunda-feira (22), puderam observar a movimentação por conta das obras que já dão forma ao local. A dona de casa Eliane Pereira, 60 anos, conta que a revitalização da praça foi uma obra muito esperada porque já não estava mais “brilhando os olhos”:

- Vai fazer bem para nós, para os olhos e para os visitantes. Eu já participei de diversos eventos aqui e precisava fazer isso. Aliás, tem vários pontos que precisam ser melhorados na cidade, como as calçadas.

Moradora do centro de Santa Maria, a professora estadual aposentada Solange Sbicigo, 67, circula com frequência pelo local. Para ela, é necessário o cuidado com esses locais tradicionais da cidade, mas também com os bairros.

- Essa obra aqui é muito boa, principalmente porque vai ter a feira do livro. Eu acho muito importante reformular a cidade, não só no centro, mas também nos bairros porque as pessoas reclamam muito das ruas, dos esgotos e da iluminação - afirma Solange.


A revitalização
A revitalização da Praça Saldanha Marinho é viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a prefeitura no valor de mais de R$ 1,2 milhão por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde a empresa trabalha na reconstrução de um prédio. Os estudos para a elaboração do projeto da nova Praça Saldanha Marinho foram feitos pelo Burle Marx Escritório de Paisagismo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira e outras 5 notícias Anterior

Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira e outras 5 notícias

Dívidas relacionadas ao agronegócio familiar serão reavaliadas por novo programa do governo federal Próximo

Dívidas relacionadas ao agronegócio familiar serão reavaliadas por novo programa do governo federal

Geral