Jaqueline Silveira

Câmara de Santa Maria aprova projeto que prevê funeral de graça a doadores de órgãos

Jaqueline Silveira

Por unanimidade, o Legislativo de Santa Maria aprovou na sessão de terça-feira o projeto que assegura o funeral gratuito a doadores de órgãos para transplante. A proposta prevê também que, em caso do óbito ocorrer no hospital ou em unidade da rede de saúde pública, a comunicação aos familiares ou aos responsáveis pelo doador sobre a gratuidade do serviço funerário.


Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

 
Autor da iniciativa, o vereador Paulo Ricardo (PSB) se recupera de uma cirurgia e não pôde participar da sessão. Coube à petista Marina Callegaro, relatora na comissão especial encarregada de analisar o projeto, fazer a defesa da proposta. “A gente tem de tratar mais desse tema, falar mais da doação de órgãos, que é tão relevante. Isso é uma ação humanitária, é um projeto com um grande significado na vida das pessoas”, afirmou a vereadora. Ela frisou que o assunto ganhou visibilidade recentemente pelo transplante de coração ao qual o apresentador Fausto Silva foi submetido.


 
Marina destacou, ainda, que a iniciativa do socialista Paulo Ricardo poderá estimular a doação de órgãos. Sem dúvida, há muito mérito na proposta, que, aliás, foi apresentada bem antes de o tema ganhar grande repercussão nos principais veículos de comunicação do país envolvendo o caso do Faustão. O projeto foi protocolado no mês de abril deste ano.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Congresso aprova calamidade pública no Rio Grande do Sul até 2024 Anterior

Congresso aprova calamidade pública no Rio Grande do Sul até 2024

Em Brasília, secretários do governo Leite buscam agilizar ações para cidades atingidas pelas enchentes Próximo

Em Brasília, secretários do governo Leite buscam agilizar ações para cidades atingidas pelas enchentes

Jaqueline Silveira