É dever dos pré-candidatos à prefeitura apresentarem planos de governos com medidas concretas sobre a segurança pública em Santa Maria

É dever dos pré-candidatos à prefeitura apresentarem planos de governos com medidas concretas sobre a segurança pública em Santa Maria

Foto: Nathália Schneider (Arquivo/Diário)

Ao longo da campanha eleitoral, a população, claro, irá cobrar dos pré-candidatos propostas para melhorar a saúde do bairro – como agilidade em exames e médicos nos postos de saúde, escolas e creches para as crianças. As áreas essenciais são sempre pautas imprescindíveis. Mas há outra área que, obrigatoriamente, terá de estar nos planos dos pré-candidatos: a segurança.

 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Os santa-marienses estão assustados com a escalada da violência na cidade, impulsionada pelas disputas do tráfico de drogas. O assunto está em todas as rodas. Do início do ano até a sexta-feira (19), o número de homicídios chegou a 29. E essas estatísticas não são porque as polícias – civil e militar – não estão trabalhando. Ao contrário: as autoridades têm feito prisões e apreensões de drogas e armas e solucionado crimes.

 
As medidas, contudo, não são suficientes para frear a onda de violência, concentrada em grande parte na periferia. Mas, com essa escalada crescente, é questão de tempo para a insegurança bater à porta de moradores de outras regiões, como o centro da cidade. Por isso, é fundamental o papel do município, especialmente de prevenção num cenário em que são perdidos tantos jovens e até adolescentes para o tráfico. Até porque segurança não é só repressão, vai muito além. E, afinal, “segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos” – assim está prevista na Constituição.

 
Também não por acaso, o delegado de Homicídios, Marcelo Arigony, tem defendido em suas entrevistas a criação de uma secretaria municipal de segurança para centralizar as políticas de prevenção nos planos de governos. O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) foi um avanço, mas é preciso bem mais: uma secretaria com estrutura, um titular com perfil para o cargo e não apenas para acomodar aliados e ações efetivas – ao contrário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) que foi mais para inglês ver nas administrações.

 
Não há mais tempo a perder, e muito menos com órgãos que não funcionam. O pré-candidato que apresentar propostas efetivas e plausíveis para a área da segurança tende a marcar pontos aos olhos dos eleitores.


Pré-candidatos a prefeito de Santa Maria por aí...

As agendas dos pré-candidatos a prefeito de Santa Maria estão, cada vez mais, cheias de compromissos. Secretário estadual de Desenvolvimento Social, o pré-candidato a prefeito do MDB, Beto Fantinel, tem dividido o tempo. Na semana, em Porto Alegre, e nos finais de semana em Santa Maria. Na sexta, por exemplo, ele gravou um podcast e almoçou com o deputado e agora presidente estadual do MDB, Vilmar Zanchin, e com os vereadores Adelar Vargas, Bolinha, e Rudys Rodrigues, entre outros emedebistas.

 
Pré-candidato a prefeito do PSDB, o atual vice-prefeito Rodrigo Decimo também tem aparecido em vários lugares, especialmente nas ações do governo Jorge Pozzobom (PSDB). Aliás, é estratégia do governo colocar o vice na vitrine e, de preferência, na periferia. Na quinta-feira (18), o tucano saboreou um risoto durante a inauguração da 10ª Cozinha Comunitária, que já está em funcionamento no Bairro Tancredo Neves.

 
O deputado Valdeci Oliveira, por sua vez, chegou da missão na Espanha, quarta à noite, e na quinta já retomou as reuniões do movimento “Diálogos por Santa Maria” para elaboração do plano de governo de sua pré-candidatura a prefeito. Na quinta à noite, ele, junto com seu pré-candidato a vice, José Farret (União Brasil), recebeu o reforço de um dos principais nomes do PT no Estado: o ex-governador Olívio Dutra.

 
E como a previsão é de tempo bom para a manhã deste sábado, a expectativa é também da presença de muitos pré-candidatos na esquina democrática, no caso, o Calçadão Salvador Isaia.


Governo Pozzobom

O governo Jorge Pozzobom (PSDB) encerra mais uma semana sem anunciar as mudanças no Executivo. Entre elas, o prefeito precisa escolher o novo secretário da Saúde para substituir Guilherme Ribas, que deixou a pasta em 5 de abril para concorrer a vereador. Por enquanto, a adjunta, Ana Paula Seerig, é quem responde pela secretaria.

 
Pozzobom irá aproveitar e mexer em outras secretarias para promover certa tranquilidade devido à campanha. O anúncio deve ocorrer na segunda ou terça-feira.


Cicatrizes como entrave?

O Progressistas tem se aproximado do PSDB e poderá ser vice do pré-candidato Rodrigo Decimo, atual vice-prefeito. O maior entrave para uma coligação são as cicatrizes ainda latentes da disputa tensa de 2020 entre o prefeito Jorge Pozzobom e o seu vice à época, Sergio Cechin. Mas os tucanos estão empenhados em aplacar essas feridas.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pré-candidatos a prefeito de Santa Maria se movimentaram no final de semana. Confira: Anterior

Pré-candidatos a prefeito de Santa Maria se movimentaram no final de semana. Confira:

Câmara aprova redução da cota de telefone e governo se desgasta por causa de secretário Próximo

Câmara aprova redução da cota de telefone e governo se desgasta por causa de secretário

Jaqueline Silveira