Senador Heinze pede afastamento, sessão da Câmara tem alfinetadas e se encerra por falta de quórum

Heinze pede licença para cuidar da saúde

Eleito nas eleições de 2018 com mais de 2,3 milhões de votos, o senador Luis Carlos Heinze (Progressistas) oficializou, ontem, seu pedido de licença médica ao Parlamento pelo período de quatro meses para cuidar de sua saúde. Em seu lugar, assume o 1º suplente Ireneu Orth, ex-prefeito de Tapera.


​ + Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Heinze esteve em Santa Maria na manhã da última sexta-feira para participar da reunião da Associação dos Municípios da Região Centro (AM Centro), oportunidade em que falou sobre um programa de irrigação. Em conversa (foto) com a equipe do Grupo Diário, o senador, que apresentava um semblante um pouco cansado, admitiu que precisava dar atenção a sua saúde.


No União  Brasil, Badke critica vice de Valdeci 

O encerramento do período para os vereadores trocarem de partidos sem o risco de perder o mandato repercutiu na sessão de terça-feira. Contrariando as especulações, o presidente do Legislativo, Manoel Badke (Maneco), não mudou de sigla, apesar de ser um crítico da aliança do União Brasil com o PT, do pré-candidato a prefeito Valdeci Oliveira. “Eu tenho princípios e valores”, afirmou ele, sobre a identificação com as bandeiras do UB. Ele acrescentou que, até as convenções, de 20 de julho a 5 de agosto, “tem muito água para passar por baixo da ponte”.


Na sessão desta terça-feira, o presidente Badke falou sobre a permanência no União Brasil e mirou em FarretFoto: TV Câmara (Repordução)

Cutuco

Apoiador da pré-candidatura de Rodrigo Decimo (PSDB), atual vice-prefeito, Badke criticou o companheiro de chapa de Valdeci, José Farret, que é do União Brasil, destacando que o médico teria defendido “a cassação” do petista na época em que o Legislativo analisava as contas do ex-prefeito petista. Em sua manifestação, Badke agradeceu ao Republicanos, Progressistas e PL, partidos que lhe convidaram para a filiação.


Discurso

Já o comunicador Paulo Ricardo Pedroso (à dir.), que trocou o PSB pelo PSD, foi ao microfone falar de sua escolha. “Hoje, começo minha caminhada no PSD”, afirmou ele, que exibiu um vídeo de boas-vindas de lideranças de sua nova legenda, entre elas o secretário do Esporte e Lazer, ex-goleiro Danrlei, e a ex-senadora Ana Amélia Lemos.

Vereador Paulo Ricardo Pedroso se manifestou pela primeira vez depois de trocar PSB pelo PSDFoto: TV Câmara (Reprodução)

Recado

Ex-colega de bancada de Paulo Ricardo, Danclar Rossato mandou recados velados e deu uma alfinetada no comunicador. “O PSB lhe agradece muito sua estada em nosso partido, mesmo que o senhor não tenha aqui citado”, afirmou ele. Na Tribuna, enumerou os vários partidos que o convidaram para mudar de sigla durante a janela, mas decidiu permanecer no PSB, porque, segundo ele, que é oriundo do interior de Nova Palma, “lá, a gente tem palavra, tem caráter”.


Com trocas de siglas, Câmara de Santa Maria tem representação de 12 partidos


Faltou vereador

A sessão desta terça-feira se encerrou por falta de quórum e gerou reclamação do vereador Pablo Pacheco (Progressistas) que pretendia se manifestar. Por volta das 19h20 min havia só seis parlamentares: o presidente  Badke, e os parlamentares Givago Ribeiro (PSDB), Getúlio de Vargas (Republicanos), Luci Duartes (PDT), Valdir Oliveira (PT), além do próprio Pacheco. 

Sessão desta terça-feira encerrou por falta de quórum. Plenário ficou vazio Foto: TV Câmara (Produção)


O vereador Valdir conseguiu falar porque sua colega Helen Cabral (PT) deu quórum antes deixar a Câmara para uma agenda. Dos 21 parlamentares, são necessários sete em plenário para que a sessão continue. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Legislativo de Santa Maria aprova ampliação da licença-maternidade para servidoras do município Anterior

Legislativo de Santa Maria aprova ampliação da licença-maternidade para servidoras do município

Com trocas de siglas, Câmara de Santa Maria tem representação de 12 partidos Próximo

Com trocas de siglas, Câmara de Santa Maria tem representação de 12 partidos

Jaqueline Silveira