Janela aberta e com muitas possibilidades. E prazos valendo...

De hoje até 5 de abril, está aberta a janela partidária para vereadores trocarem de legenda sem o risco de perder o mandato. Também há uma contagem regressiva para quem irá se filiar a alguma sigla ou trocar de partido para concorrer nas eleições de 2024, já que o prazo é de seis meses, portanto se esgota em 5 de abril. Essa também é a data final para secretários municipais que vão concorrer ao Legislativo deixarem os cargos. Já titulares de pastas que vão concorrer a prefeito têm mais tempo para se afastar: quatro meses do pleito, que ocorrerá em 6 de outubro.


​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

E já há políticos e partidos aproveitando o período...


Novo anuncia ex-vereadores

Por meio de nota, o Partido Novo anunciou as filiações dos ex-vereadores de Santa Maria João Kaus e Luiz Carlos Druzian, que também foi vice-prefeito. De Formigueiro, Gustavo Oliveira, do MDB, também deverá ingressar na legenda e disputar a reeleição.

O ato de filiação dos três ocorrerá no dia 19 em Santa Maria com a presença do pré-candidato a prefeito do Novo na cidade, Giuseppe Riesgo, e do presidente estadual do partido, Marcelo Slaviero. Kaus, que já foi do MDB e do PSDB, deve concorrer nas eleições de outubro, além de Oliveira.


Com Bolsonaro e alvo de especulações

Na Câmara de Vereadores de Santa Maria, há muitas especulações sobre os parlamentares que devem aproveitar a janela e trocar de sigla. Entre eles, Roberta Leitão (Progressistas) e Tubias Callil (MDB) são especulados para ingressarem no PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, com quem a dupla fez um registro durante sua passagem por Não-Me-Toque e Passo Fundo, Região Norte.

Os dois desconversaram, quarta-feira (6), sobre a troca de partido. No caso de Roberta, está em análise a possibilidade de uma federação entre Progressistas, Republicanos e União Brasil, que, se aprovada, poderá valer para as eleições municipais e alterar o cenário local. “Eu sempre vou ser uma conservadora, eu sempre vou estar do lado do presidente Bolsonaro”, reafirmou ela. E Tubias, por sua vez, disse que há uma indefinição do cenário. “Hoje me identifico muito com a direita”, afirmou ele, ressaltando que também é um apoiador de Bolsonaro.

Os dois parlamentares, talvez, avaliem as dificuldades de reeleição em outra legenda, já que nos partidos em que estão, o caminho poderá ser mais fácil.

Anita e o Podemos?

A vereadora Anita Costa Beber também é especulada para trocar o Progressistas pelo Podemos por um convite de Tony Oliveira (Podemos). “Estou pensando, estou conversando com meus eleitores. Nada definido”, respondeu Anita.


Ex-prefeito na disputa

Prefeito por três gestões em Júlio de Castilhos, João Vestena anunciou que concorrerá ao pleito municipal. Atualmente, assessorando o vereador Danclar Rossato (PSB) na Câmara de Santa Maria, ele fará o lançamento da pré-candidatura no dia 16 de março.


Aparte

  • Por consenso, o vereador Rudys Rodrigues (MDB) foi escolhido procurador adjunto da Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo de Santa Maria.
  • Ele assume no lugar da petista Helen Cabral, que renunciou ao cargo. A outra adjunta é Anita Costa Beber (Progressistas). Já a procuradora do órgão é Roberta Leitão (Progressistas).
  • Na sessão de hoje da Câmara de Santa Maria, está na pauta, entre outros projetos, o que denomina Santa Maria como a “Cidade do Xis” e, ao mesmo tempo, inclui o Festival do Xis no calendário de eventos do município.
  • O autor da proposta é o vereador Givago Ribeiro (PSDB).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Procissão de São Jorge, combate ao racismo e tributo ao xis na pauta do Legislativo santa-mariense Anterior

Procissão de São Jorge, combate ao racismo e tributo ao xis na pauta do Legislativo santa-mariense

Ex-presidente Bolsonaro visita Expodireto, em Não-Me-Toque Próximo

Ex-presidente Bolsonaro visita Expodireto, em Não-Me-Toque

Jaqueline Silveira