Filiação de Decimo ao PSDB tem ares de lançamento da pré-candidatura a prefeito

Filiação de Decimo ao PSDB tem ares de lançamento da pré-candidatura a prefeito

Foto: Eduardo Ramos (PSDB SM)

Filiação do vice-prefeito Rodrigo Decimo ocorreu na noite desta quinta-feira no CPF Piá do Sul

O PSDB de Santa Maria transformou a filiação do vice-prefeito Rodrigo Decimo, agora ex-União Brasil,em um lançamento de sua pré-candidatura à prefeitura pelo tom dos discursos.O ato, realizado na noite desta quinta-feira, no CPF Piá do Sul, reuniu tucanos, cargos de confiança, partidos aliados e representantes de outras siglas que também foram prestigiar a filiação.


Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Depois do discurso empolgado do presidente do PSDB na cidade, Guilherme Cortez, o microfone foi dado a um aliado fiel nos dois governos do Jorge Pozzobom: o atual presidente da Câmara, Manoel Badke (União Brasil), que representou os demais vereadores do bloco em sua manifestação.“Onde estiver, estarei ao teu lado”, afirmou Badke para Decimo.

Abonou a ficha

Responsável por abonar a ficha de Decimo, o prefeito Jorge Pozzobom, que trouxe o empresário para a política partidária, fez um discurso centrado no vice-prefeito gestor, enumerando obras da prefeitura que têm a mão do seu companheiro de administração. Entre elas, citou a Perimetral Dom Ivo Lorscheiter e a venda do Prédio da Galeria Rio Branco e o projeto Distrito Criativo Centro-Gare.

 “O Rodrigo tem luz própria, é um empreendedor”, afirmou Pozzobom, acrescentando “que o PSDB não está obrigando” o vice-prefeito a concorrer, mas que ele irá para a disputa “porque ama Santa Maria”.

Boas-vindas de lideranças

Em vídeo exibido no ato, a presidente estadual do PSDB, Paula Mascarenhas, prefeita de Pelotas, deu as boas-vindas ao mais novo tucano de Santa Maria. Principal liderança do partido no Estado, o governador Eduardo Leite também gravou um depoimento e se referiu a Decimo “como nosso pré-candidato”. Acrescentou que o vice-prefeito  representa o “que tem dado certo em Santa Maria".

Tom de pré-candidato

Com um discurso no tom de pré-candidato, Decimo encerrou as manifestações. Disse que “não é uma pré-candidatura de Rodrigo Decimo”, mas “é uma pré-candidatura de Santa Maria”, fazendo uma exposição de sua trajetória na cidade. 

A exemplo de Pozzobom, o agora tucano fez um relato das obras do governo e mirou indiretamente nos adversários que já administraram a prefeitura. “Os outros não cuidaram tão bem da casa, como nós estamos cuidando”, afirmou Decimo.

Outros partidos

Além dos vereadores do PSDB e do Republicanos, partido que faz parte da aliança, outros parlamentares, como Adelar Vargas (MDB) e Danclar Rossato (PSB), foram prestigiar o ato de filiação. 

Também lá estiveram representantes do Progressistas, entre eles o ex-presidente Mauro Bakof, e o presidente do PSD, Jorginho Leal. “Política é construção”, afirmou Guilherme Cortez, sobre partidos que não estão na aliança, mas que há conversas, como PSD, PSB e até o Progressistas.        

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

No apagar das luzes, vereador Paulo Ricardo troca de partido Anterior

No apagar das luzes, vereador Paulo Ricardo troca de partido

Com mágoa, Tubias Callil anuncia saída do MDB. Logo depois, filia-se ao PL Próximo

Com mágoa, Tubias Callil anuncia saída do MDB. Logo depois, filia-se ao PL

Jaqueline Silveira