As movimentações nos partidos na reta final da janela e de prazos para filiação e troca de legendas

A janela partidária, período em que os vereadores podem trocar de partido sem risco de perder o mandato, termina na próxima sexta-feira. Até lá, a movimentação nos Legislativos municipais tende a ser intensa. 


Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Um dia depois, no sábado, encerra-se o prazo para partidos filiarem novos quadros para concorrer ou para políticos trocarem de legendas e ficarem aptos a disputar o pleito municipal. 


Cenário eleitoral de Santa Maria está a pleno vapor com trocas de partidos e novas filiações


Essa também é a data para secretários municipais que disputarão vaga à Câmara deixarem os cargos.

 
No caso da Câmara de Santa Maria, hoje o vereador Tubias Callil (MDB) promete anunciar seu futuro político, que tende ser o Partido Liberal (PL), depois do longo desgaste entre ele e seu partido.


Vereadora Roberta Leitão é a nova presidente do PL


Até agora, aproveitaram a janela as vereadoras Anita Costa Beber e Roberta Leitão, ex-Progressistas, que se filiaram ao Podemos e ao PL, respectivamente. Além do presidente da Casa, Manoel Badke (União Brasil), que vai para Republicanos, e Tubias, ao PL, o vereador delegado Getúlio de Vargas pode também mudar de sigla até a sexta. 


Agenda na cidade com o novo PL

Convidado pelos deputados federais Luciano Zucco e Ubiratan Sanderson, ambos do PL, Getúlio avalia trocar o Republicanos pela legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro.


O deputado federal Luciano Zucco (PL), tenente-coronel Zucco, estará em Santa Maria, na sexta-feira, para cumprir agendas, entre elas uma recepção aos novos membros do partido.


“Fui desrespeitado e desonrado”, diz Ewerton Falk, ex-pré-candidato a prefeito do PL


​Por influência dele, o PL deu uma guinada na cidade. Depois da intervenção e a consequente destituição da direção local e da pré-candidatura de Ewerton Falk, o partido conquistou bancada na Câmara e soma dois vereadores: Coronel Vargas e Roberta Leitão, nova presidente da sigla. 


“Essa nota é uma aberração”, afirma Tubias, sobre decisão do MDB

​Dependendo do que ocorrer até sexta, Zuco poderá chegar a Santa Maria com o PL já com maior bancada do Legislativo. A conferir.


Filiação de Decimo

O PSDB definiu a data de quinta-feira para filiação do vice-prefeito Rodrigo Decimo, hoje no União Brasil. Pré-candidato a prefeito do governo Pozzobom (PSDB), ele ingressará no ninho tucano em ato, que não tem, ainda, o local.


Definitivamente fora

Convidado por partidos, como pelo Progressistas e pelo Novo, para ingressar na política partidária e até para compor uma majoritária (como prefeito ou vice), o juiz Ulysses Louzada ficará no Judiciário, embora tenha tempo para se aposentar.

 
Isso não quer dizer que, no futuro, ele não possa ingressar na política partidária. Por ora, dedica-se ao trabalho de magistrado.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Jaqueline Silveira

POR

Jaqueline Silveira

[email protected]

Em dia do fico do delegado Getúlio e do adiamento da decisão de Tubias, Câmara vota índices salariais Anterior

Em dia do fico do delegado Getúlio e do adiamento da decisão de Tubias, Câmara vota índices salariais

Cenário eleitoral de Santa Maria está a pleno vapor com trocas de partidos e novas filiações Próximo

Cenário eleitoral de Santa Maria está a pleno vapor com trocas de partidos e novas filiações

Jaqueline Silveira