Deni Zolin

Crateras em desvio na Urlândia provocam filas gigantes na Travessia Urbana de Santa Maria

Crateras em desvio na Urlândia provocam filas gigantes na Travessia Urbana de Santa Maria

Foto Deni Zolin

Apesar de o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ter transferido o trânsito no sentido Praça Nova-Trevo da Uglione para a nova pista, em cima do viaduto da Urlândia, os motoristas que precisam trafegar no sentido contrário ainda sofrem com as longas filas. O problema foi agravado por causa das inúmeras crateras no desvio lateral, obrigando carros e carretas a quase pararem para poder passar sem danificar os veículos. No final da tarde desta segunda (8), a fila de veículos ia da Urlândia até o trevo da Duque de Caxias. A fila de automóveis, carretas e motos chegou a ficar parada em vários momentos até em cima do viaduto da Uglione, causando muita demora e queixas dos motoristas.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

O desvio lateral já apresentava problemas, mas com as últimas chuvas, a pista ficou parecendo o solo lunar. Um motociclista afirmou que chegou a cair na manhã desta segunda, pois um carro parou abruptamente e, com as pedras escorregadias, os pneus deslizaram. Por sorte, não se feriu.

Segundo o Dnit, a previsão era colocar britas e compactá-las nesta segunda-feira, mas a construtora responsável pelas obras não conseguiu deslocar as máquinas. A previsão é que nesta terça (9), o serviço seja feito, amenizando o problema. O reparo é provisório e não será asfaltado porque o desvio será desativado em breve e, nesse local, será construída a rampa para as duas novas pistas que faltam. 

Além disso, o Dnit diz que, assim que a sinalização nas novas pistas for reforçada, vai desativar o desvio e passar todo o tráfego para o trecho novo, recém-construído, sobre o túnel da Urlândia. O órgão federal informou que as chuvas estão prejudicando esse serviço e que teve reunião nesta segunda, com a construtora, para cobrar reforço nas equipes. Não há uma data para desativar o desvio, mas deve ser nas próximas semanas. Quando isso ocorrer, a tendência é que o fluxo no local se normalize.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Site institucional da UFSM fora do ar? Universidade nega a informação Anterior

Site institucional da UFSM fora do ar? Universidade nega a informação

Pelo segundo ano consecutivo, avenida de Santa Maria é campeã em aplicação de multas; confira o ranking completo Próximo

Pelo segundo ano consecutivo, avenida de Santa Maria é campeã em aplicação de multas; confira o ranking completo

Deni Zolin