Cenário eleitoral em ebulição com a reta final de prazos para as eleições municipais

No ninho tucano


Nesta quinta-feira (4), o vice-prefeito Rodrigo Decimo, finalmente, irá bater asas para o ninho tucano e concorrer a prefeito, representando o governo Jorge Pozzobom (PSDB). 

Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

A filiação ocorrerá em um ato, no final da tarde, às 18h45min, no CPF Piá do Sul, com a presença, claro, de tucanos e de representantes de partidos aliados.

E junto com o anúncio da filiação, o PSDB dá o tom do que será a campanha eleitoral com o slogan “para avançar mais”. Decimo se elegeu vice-prefeito pelo antigo PSL, agora União Brasil (nascido da fusão do PSL com o DEM). 

Em dia do fico do delegado Getúlio e do adiamento da decisão de Tubias, Câmara vota índices salariais

Ele andou perto do PL no ano passado por um convite do presidente estadual do partido, deputado federal Giovani Cherini, possibilidade interceptada pela interferência do Palácio do Piratini.


Ficou para esta quinta

Depois de adiar o anúncio sobre seu futuro político, inicialmente previsto para terça-feira, o vereador Tubias Callil deve anunciar nesta quinta-feira seu novo partido, já que a relação entre ele e o MDB ficou insustentável.

O anúncio deve ocorrer na sessão da Câmara de Vereadores, já que sexta-feira se encerra a janela partidária. O PL tende a ser o caminho de Tubias. 


Presidente

O presidente da Casa, Manoel Badke (Maneco), também deve fazer sua nova opção nas últimas 48 horas. Hoje no União Brasil, partido já coligado com o PT, Maneco, que não concorrerá à reeleição, deve ingressar no Republicanos, no qual sua família já se filiou.


Dentro do prazo 

Chefe da 9ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ana Cristina Londe está deixando o cargo nesta semana. Ela deverá integrar a nominata do PT ao Legislativo de Santa Maria.

Como Ana é chefe da delegacia, o prazo para afastamento é de seis meses antes da eleição, que se encerra no sábado. 

Ela pode continuar o trabalho como servidora pública, uma vez que, neste caso, o afastamento é nos três meses que antecedem o pleito. 


Últimos compromissos 

O secretário de Saúde, Guilherme Ribas, esteve ontem na Câmara de Vereadores de Santa Maria para audiência pública de prestação de contas das ações da pasta em 2023. A atividade foi promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo. “Precisamos verificar o que foi realizado em 2023.

Secretário Guilherme Ribas (à dir.) participou de audiência pública na Câmara, quarta-feira. Ele deixará o cargo na sexta para concorrer a vereador Foto: Luã Santos (Câmara de Vereadores)

 É uma obrigatoriedade que nós possuímos em lei”, afirmou Ribas, conforme material divulgado pela assessoria de imprensa da Câmara.

 
Na prestação, a secretária adjunta da Saúde, Ana Paula Seerig, registrou o aumento dos recursos de investimento na área de 15,9% para 19,23% e do número de consultas médicas de 205.423 (2022) para 244.396 (2023). 

Por outro lado, ela destacou a necessidade de qualificar o serviço em saúde em alguns aspectos, como nas ações de combate à dengue e na redução da demanda reprimida de consultas e exames especializados.

 
A participação de Ribas na audiência da Comissão de Saúde foi um dos últimos compromissos como titular da pasta. Ele deixará o cargo amanhã para concorrer a vereador pelo PSDB. Outro secretário que está de saída pelo mesmo motivo é João Chaves (PSDB), do Desenvolvimento Social.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Jaqueline Silveira

POR

Jaqueline Silveira

[email protected]

Com mágoa, Tubias Callil anuncia saída do MDB. Logo depois, filia-se ao PL Anterior

Com mágoa, Tubias Callil anuncia saída do MDB. Logo depois, filia-se ao PL

Em dia do fico do delegado Getúlio e do adiamento da decisão de Tubias, Câmara vota índices salariais Próximo

Em dia do fico do delegado Getúlio e do adiamento da decisão de Tubias, Câmara vota índices salariais

Jaqueline Silveira