trânsito

Federação de ciclistas pede segurança na estrada que leva a Silveira Martins

Foto: Lucas Amorelli (14/02/2018)
Sem espaço: a VRS-804, entre Santa Maria e Silveira Martins, foi reformada, mas não tem acostamento

A Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC) enviou, nesta semana, carta ao governador José Ivo Sartori (MDB) e aos prefeitos de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), e de Silveira Martins, Fernando Cordero (MDB), pedindo providências para garantir a segurança de ciclistas e pedestres da região. A entidade alerta para o perigo depois da reforma das rodovias que ligam os dois municípios. Com as obras, os trechos se tornaram "altamente perigosos para o tráfego junto aos veículos".

Segundo a Associação Santa Maria Ciclismo (ASMC), as obras de reforma na ERS-501 (Estrada Municipal Norberto José Kipper) e na VRS-804 colocam em risco a vida de ciclistas e pedestres que circulam pela região para deslocamento, esporte ou lazer. Foram instalados tachões e guardrails nas estradas, que não contam com acostamento para o tráfego de pessoas e bicicletas.

Aniversário de São Gabriel terá show de Renato Borghetti e Daniel Torres

Os tachões no meio da pista dificultam que motoristas respeitem a distância de 1m50cm das bicicletas, como determina o Código de Trânsito Brasileiro. Nos trechos em que há guardrail, formou-se um brete, onde ciclistas e pedestres não possuem a opção de circular em segurança.

"Solicitamos providências urgentes dos órgãos responsáveis para que, imediatamente, sejam feitas as adequações necessárias para evitar acidentes e a perda de vidas. A Federação se coloca à disposição para contribuir com informações e sugestões sobre as formas adequadas para garantir a segurança de quem pedala nas vias públicas", informa o documento da FGC remetido às autoridades, assinado pelo presidente entidade, João Raubber, e pelo vice-presidente, Marcelo Sgarbossa.

- Os investimentos em estradas devem considerar a segurança de todos. Além disso, é importante destacar que a região é um forte polo turístico, com reconhecida prática de esportes ligados à bicicleta - afirma Sgarbossa.

Ariane Severo será a patrona da 28ª Feira do Livro de Caçapava do Sul

PROMESSA
Em reunião com integrantes da ASMC na última quinta-feira, Jorge Pozzobom ouviu a reivindicação dos ciclistas e prometeu levar o pedido de estudo técnico das rodovias ao Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Daer).

O prefeito de Santa Maria também informou que irá trabalhar por melhorias para os ciclistas junto aos técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana, para investimentos em ciclovia e acessibilidade, por meio do Programa Avançar Cidades, e na perimetral prevista para ligar a Estância do Minuano à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

*Com informações da FGC e da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Jovem fica ferida após capotar carro na RS-287 em Silveira Martins

Próximo

Região tem duas lavouras experimentais de milho em programa estadual

silveira martins