capital da leitura

Feira do Livro de Santiago terá mais de 30 lançamentos e 70 atividades culturais

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Márcio Brasil (divulgação)
Auri Sudati, escritor radicado em Santa Maria, será homenageado na feira em que o também escritor Fábio Monteiro será patrono

A Terra dos Poetas vai se transformar em capital regional da leitura, de quarta-feira até domingo, com a realização da 21ª Feira do Livro. O maior evento cultural de Santiago será realizado na Praça Moisés Viana e contará com 10 livreiros, praça de alimentação e cinema 8D.

A programação prevê mais de 30 lançamentos, 70 apresentações artísticas e culturais, oficinas literárias, contação de histórias, sarau com a atriz Karine Maia e exposições. Como estava passando por ajustes, a programação só será divulgada nesta terça-feira

Uma das atrações será a exibição de filmes de Teixeirinha, ícone da música regionalista do Rio Grande do Sul. Já entre as atrações musicais, dois shows prometem mexer com o público: Erlon Péricles, que vai apresentar "Aventuras na Terra Gaúcha", e Trio Pelegrinos.

Município de Jaguari é incluído no Mapa Turístico Brasileiro

ESCRITORES
Participam da 21ª Feira como convidados, os escritores João Pedro Roriz, Angélica Rizzi, Selma Feltrin, Mara Pittaluga e Lucas Zamberlan. Já os homenageados desta edição serão o patrono do evento, Fábio Monteiro, e o professor e escritor Auri Sudati, que deixará sua marca na Calçada da Fama. Sudati, Selma e Mara Pittaluga são da Casa do Poeta de Santa Maria (Caposm). Zamberlan também é do Coração do Rio Grande. 

O patrono Fabio da Rosa Monteiro, 32 anos, nasceu em Santiago. Conforme seu perfil, divulgado no material de divulgação da feira, Monteiro foi alfabetizado em casa, pela mãe, e começou a escrever seu primeiro livro aos 9 anos.

Santiago terá casa para hospedar familiares de pacientes em tratamento contra o câncer

A partir de uma sugestão do jornalista e escritor Márcio Brasil, atual assessor de imprensa da prefeitura de Santiago, a Feira do Livro foi transformada em Patrimônio Imaterial do Município. A ideia foi lançada no ano passado, na abertura da 20ª Feira, da qual Brasil foi patrono.

A ideia sensibilizou o prefeito Tiago Gorski Lacerda (Progressistas), que incentivou o assessor a formatar a proposta, enviada à Câmara de Vereadores e aprovada em maio deste ano.

- O objetivo é garantir a Feira do Livro todos os anos, que ela saia sempre, para que a Terra dos Poetas não fique nunca mais sem esse evento - justifica Brasil, que redigiu o texto do projeto de lei enviado pelo Executivo e aprovado pelos vereadores em maio deste ano.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Campanha reúne fotos de idosos com pedidos de Natal em asilo de Santiago

Próximo

Santiago terá casa para hospedar familiares de pacientes em tratamento contra o câncer

santiago