rio jacuí

FOTOS: Pinhal Grande sedia 3º Encontro Regional de Barcos

Pâmela Rubin Matge

Foto: Ezequiel Piccin (Arquivo Pessoal)
3º Encontro de Barcos de Pinhal Grande proporcionou lazer e contemplação a participantes de várias cidades 

Dentro do rio, o barulho dos motores e para os mais ousados, até manobras, nas águas do Rio Jacuí. No lado de fora, churrasco, cervejada e chimarrão em um acampamento que celebrou a amizade e a paixão por barcos desenharam o cenário do final de semana de 8, 9 e 10 de março em Pinhal Grande durante o 3º Encontro Regional de Barcos, organizado pelo Grupo de Barqueiros Amigos do Rio Jacuí e pelo governo municipal.

Nem a chuva e o tempo cinza espantaram os visitantes que começaram a montar as barracas ainda na sexta-feira. O evento sediado no Camping da Gringuinha, no interior do município, contou com 42 barcos.

Além do município anfitrião, outros nove compareceram: Toropi, Dom Pedrito, Cacequi, São Vicente do Sul, Mata, Santa Maria, Faxinal do Soturno, Estrela Velha e Ibarama. Shows musicais, passeios no rio e visita às hidrelétricas de Itaúba e de Dona Francisca integraram a programação. As duas usinas estão localizadas na divisa de Pinhal Grande com cidades vizinhas.

8 fatos que marcaram a passagem dos atores globais pela região

O investimento da prefeitura e de patrocinadores foi de cerca de R$ 2 mil. Segundo a organização, um quarto encontro já está previsto e será no segundo final de semana de março de 2020, antecipando o aniversário de Pinhal Grande, comemorado no dia 20 do mesmo mês.

- Neste ano, o número de barcos aumentou mesmo com o clima não muito favorável. A cada edição, a amizade se renova. O evento também serve para troca de visitas e para outros encontros de barcos, como os que ocorrem em Ernestina, São Vicente do Sul, Mata, etc, e para divulgar os pontos turísticos de Pinhal - avalia Ezequiel Piccin, secretário municipal de Planejamento e um dos organizadores do 3º Encontro.

Segundo Piccin, o uso de coletes salva-vidas foi obrigatório nos passeios, os quais foram licencenciados pelas barragens. O Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Santa Maria também esteve presente no encontro.

AMBIENTE ACOLHEDOR
O empresário santa-mariense Sandro Costa dos Santos, 49 anos, participou pela primeira vez do encontro e saiu prometendo voltar.

- Ano que vem estarei lá de novo. Nunca vi coisa igual. Sabe o que é chegar em um acampamento meio chovendo e te esperarem com luz, água e até a lenha sequinha cortada? Foi excelente a maneira como nos receberam, sem falar do relevo, das paisagens lindas durante o passeio, que são a melhor coisa para acabar com o estresse - conta Santos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Bandidos arrombam escola de Pinhal Grande e fogem levando eletrodomésticos

Próximo

3º Encontro de Barcos reúne barqueiros de várias cidades em Pinhal Grande