AMIZADE JACUÍ AFORA

3º Encontro de Barcos reúne barqueiros de várias cidades em Pinhal Grande

Pâmela Rubin Matge

Foto: Ezequiel Piccin - Arquivo pessoal
Rio Jacuí foi o endereço cobiçado para o 3º Encontro Regional de Barcos de Pinhal Grande

Dentro do rio, o barulho dos motores e para os mais ousados, até manobras, nas águas do Rio Jacuí. No lado de fora, churrasco, cervejada e chimarrão em um acampamento que celebrou a amizade e a paixão por barcos desenharam o cenário do final de semana de 8, 9 e 10 de março em Pinhal Grande durante o 3º Encontro Regional de Barcos, organizado pelo Grupo de Barqueiros Amigos do Rio Jacuí e pelo governo municipal.

Nem a chuva e o tempo cinza espantaram os visitantes que começaram a montar as barracas ainda na sexta-feira. O evento sediado no Camping da Gringuinha, no Interior do município, contou com 42 barcos.

Show de Léo Pain é uma das atrações no aniversário de São Gabriel

Além do município anfitrião, outros 9 compareceram: Toropi, Dom Pedrito, Cacequi, São Vicente, Mata, Santa Maria, Faxinal do Soturno, Estrela Velha, Ibarama e São Vicente do Sul. Shows musicais, passeios no rio e visita até as hidrelétricas de Itaúba e de Dona Francisca integraram a programação. Ambas usinas estão localizadas na divisa de Pinhal Grande com cidades vizinhas.

Foto: Ezequiel Piccin - Arquivo pessoal
Programação incluiu visitas a hidrelétricas

O investimento da prefeitura e de patrocinadores foi de cerca de R$ 2 mil. Segundo a organização, um quarto encontro já está previsto e será segundo final de semana de março de 2020, antecipando o aniversário de Pinhal Grande, comemorado no dia 20 do mesmo mês.

- Neste ano, o número de barcos aumentou mesmo com o clima não muito favorável. A cada edição, se renova amizade e também serve para troca de visitas para outros encontros de barcos, como o que ocorre em Ernestina, São Vicente do Sul, Mata, etc, para divulgar os pontos turísticos de Pinhal - avalia Ezequiel Piccin, secretário municipal de Planejamento e um dos organizadores do evento.

10 concursos públicos estão com inscrições abertas no Rio Grande do Sul

Segundo Piccin, o uso de coletes salva-vidas foi obrigatório nos passeios, os quais foram licenciados pelas barragens. O Batalhão Ambiental da Brigada Militar de Santa Maria também esteve presente no encontro.

AMBIENTE ACOLHEDOR

O empresário santa-mariense Sandro Costa dos Santos, 49 anos, participou pela primeira vez do encontro e saiu prometendo voltar.

- Ano que vem estou lá de novo. Eu nunca vi coisa igual. Sabe o que é tu chegar em um acampamento meio chovendo e te esperarem com luz, água e até a lenha sequinha cortada? Foi excelente maneira que as pessoas nos receberam, sem falar do relevo, suas paisagens lindas durante o passeio, que é a melhor coisa para acabar com o estresse - conta Santos.

Foto: Ezequiel Piccin - Arquivo pessoal
Grupo de Barqueiros Amigos do Rio Jacuí



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

FOTOS: Pinhal Grande sedia 3º Encontro Regional de Barcos

Próximo

Atendimentos no hospital de Pinhal Grande seguem sendo feitos