exemplo de fé

Dona Francisca faz espetáculo em homenagem aos mártires

Autor: da redação


Foto: Ricardo Zimmer (Arquivo pessoal)
Imagem de Padre Gonzales e do coroinha Adílio Daronch foram usadas durante a apresentação e a procissão

Um espetáculo de som e luz sobre a história do padre Manuel Gonzales e do coroinha Adílio Daronch encantou o público na noite de sábado, em Dona Francisca, na Quarta Colônia. Com quase duas horas de duração, a produção, que reuniu cerca de 70 atores e figurantes da própria comunidade, contou a saga dos mártires. Padre Gonzales e o coroinha Adílio Daronch foram assassinados por questões políticas em 21 de maio de 1924, próximo a Três Passos, na Região Noroeste do Estado. Eles foram beatificados pela Igreja Católica em 2007 e estão em processo de canonização (para virarem santos).

Ônibus de Santiago circulam nas ruas com frases de Caio Fernando Abreu

A saga ocorreu quando o Rio Grande do Sul vivia um conturbado período político com sangrentas batalhas entre chimangos e maragatos pelo poder. Adílio Daronch nasceu em Dona Francisca, em uma família italiana. Em 1912, foi morar em Nonoai com os pais e irmãos. Foi naquela cidade da Região Noroeste que seu destino cruzou com o do padre Gonzales, nascido na Espanha, pois virou coroinha do religioso. Um dos grupos políticos que disputavam o poder no Estado não gostou do fato de o religioso ter feito o sepultamento de inimigos e passou a perseguir o padre. Em 20 de maio de 1924, Gonzales e Daronch foram realizar missas, batizados e casamentos em Três Passos, quando caíram em uma embosca, foram atados em árvores, torturados e mortos a tiros. 

A direção da peça é do cineasta Ricardo Zimmer, diretor cultural da Fundação Ângelo Bozzetto, de Faxinal do Soturno, e a produção, da secretária de Cultura e Turismo de Dona Francisca, Rosa Christina Kittel. Agora, Zimmer pretende contar a saga em um filme. Uma procissão, na manhã de ontem, foi organizada para os dois mártires.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Prefeitura de Dona Francisca adota turno único

Próximo

Dona Francisca vai terceirizar professores da rede municipal

dona francisca