Especial Prefeituras

Lavras do Sul: a Terra do Ouro

House D

A cidade de Lavras do Sul tem cerca de 2.600 km² de extensão e sua população é de 7.410 habitantes. É uma cidade que tem passado por diversas melhorias nos últimos anos, sob a gestão do prefeito Sávio Johnston Prestes, especialmente em áreas como iluminação pública, calçamento de ruas, limpeza urbana, infraestrutura, mineração, agronegócio e turismo. A cidade é conhecida por sua história singular, sendo o único município gaúcho, originado da exploração de ouro, com uma influência dos jesuítas desde o século XVIII.


Educação 

​Foram inauguradas a EMEI Dante Ramiro Teixeira La Rocca e a EMEF Doutor Cláudio Teixeira Bulcão e a aquisição de veículos novos. “Nós adquirimos nove veículos escolares para a frota escolar, que não eram renovados, todos com recurso livre. Apenas um ônibus, que chegou, que é com recurso de emenda parlamentar, o resto foi com recursos próprios do município.”, destaca o prefeito Sávio Johnston Prestes.


Desenvolvimento e planejamento 

Lavras acredita na importância da mineração e do agronegócio como pilares de desenvolvimento local e regional. A mineração, especialmente a exploração de ouro, tem uma grande influência histórica na cidade e conta com a Lavras do Sul Mineração, a qual faz parte da Lavras Gold, empresa canadense que está em operação na prospecção do mineral na região. E do fosfato com a empresa Aguia Resources, que pode suprir parte da demanda de fertilizantes do estado. 

Lavras lançou, no ano passado, o evento técnico Universo Pecuária, que discute a pecuária sustentável, as finanças verdes e o sequestro de carbono. “Estamos nessa esteira global que a COP26 discutiu em Glasgow, agora há pouco lá na Europa também.”, completa o prefeito. Além das reuniões, houve comércio de máquinas, implementos e de animais que movimentaram R$ 55,3 milhões em negócios e os organizadores estimaram uma média geral de 2,2 mil pessoas em cada um dos seis dias do evento. 


Infraestrutura 


A cidade de Lavras tem implementado um projeto de iluminação pública com lâmpadas LED, que emitem uma luz fria e não atrai insetos. Essa iniciativa é economicamente e ecologicamente correta, além de proporcionar maior durabilidade e segurança nas ruas contempladas. Ademais, tem investido em políticas de calçamento de ruas, utilizando blocos intertravados ou paralelepípedos de granito, uma pedra abundante na região. Em Infraestrutura, a Prefeitura fez uma revitalização total no único hospital da cidade, como troca de piso, fachada, reformas na lavanderia e equipamentos novos. Houve também a renovação da frota da saúde, mais de 25 veículos foram comprados, entre carros para viagens eletivas, UTI móvel e ambulância. 


Turismo 


Lavras tem investido em ações para cuidar da aparência da cidade e promover o turismo local. A cidade retomou em 2023, o carnaval de rua, o qual é famoso por reunir blocos antigos de salão e foliões de fora, sendo assim, considerado o maior da região, onde já chegou a atrair turistas de outros países, como Uruguai e Argentina. Além disso, Lavras tem promovido a Feira do Livro, a Semana Farroupilha e outros eventos culturais, turísticos e tradicionais para impulsionar o setor. Na famosa Praia do Paredão, destino de muitos campistas no verão, há algumas melhorias em processo de obras, como um novo espaço para a praça de alimentação, construção de caminhos, além das melhorias já realizadas na infraestrutura, como novas mobílias nas cabanas do camping e infraestrutura no geral. 


Confira nosso vídeo especial sobre Lavras do Sul: 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nova Palma: uma joia no centro do estado Anterior

Nova Palma: uma joia no centro do estado

Ivorá: o charme de uma cidade interiorana Próximo

Ivorá: o charme de uma cidade interiorana

publieditorial