A cidade de Dona Francisca, na Quarta Colônia, vive um dos momentos mais aguardados do seu calendário anual. A Semana do Município, que começou no último dia 11, segue até domingo (19) com uma programação que celebra os 61 anos de emancipação político-administrativa do município e tem como principal atração a 44 ª Expo Dona Chica, aberta nesta sexta-feira (17).
Ao longo dos próximos dias, moradores e visitantes encontram uma programação que reúne cultura, gastronomia, entretenimento, esporte e oportunidades de negócios, consolidando o evento como uma das maiores celebrações da região.
A Expo Dona Chica reúne empresas, agroindústrias, produtores rurais, artesãos e empreendedores locais, oferecendo ao público uma vitrine das potencialidades econômicas de Dona Francisca. A feira também conta com praça de alimentação, atrações culturais e espaços voltados às famílias, fortalecendo o comércio e incentivando o turismo regional.
Um dos destaques da programação é a etapa do Campeonato Gaúcho de Motocross, que deve reunir pilotos de diferentes regiões do Estado e atrair um grande público apaixonado pelo esporte. A competição transforma Dona Francisca em um dos principais destinos do motociclismo gaúcho durante o fim de semana.
Na área cultural, a programação reserva apresentações artísticas e musicais, culminando no domingo (19) com o show nacional da dupla Adson & Alana, uma das atrações mais aguardadas da edição deste ano e que promete reunir milhares de pessoas no encerramento da programação festiva.
As comemorações também marcam os 61 anos de emancipação político-administrativa de Dona Francisca, celebrados oficialmente nesta sexta-feira (17). A data reforça a trajetória de desenvolvimento construída ao longo de mais de seis décadas por uma comunidade reconhecida pela força da agricultura, pelo empreendedorismo e pela preservação das tradições da imigração italiana.
Além do caráter comemorativo, a Semana do Município impulsiona diversos setores da economia local. Hotéis, restaurantes, supermercados, postos de combustíveis e o comércio registram aumento na movimentação, reflexo da presença de visitantes de toda a Região Central e de diferentes municípios do Rio Grande do Sul.
Localizada às margens do Rio Jacuí e integrante da Quarta Colônia de Imigração Italiana, Dona Francisca aproveita o evento para apresentar suas potencialidades turísticas, culturais e econômicas, reforçando sua posição como um dos destinos mais acolhedores da região.
A programação da Semana do Município e da Expo Dona Chica prossegue até domingo (19), com atrações para todas as idades e expectativa de consolidar mais uma edição de sucesso do evento.

Programação dos 61 anos de Dona Francisca e da 44ª Expo Dona Chica
17 de julho (sexta-feira) – Dia de Festejar Dona Francisca
6h – Alvorada Festiva em comemoração aos 61 anos do município Local: Parque Turístico Benvenuto Ziani (Tobogã/Teleférico)
9h – Missa em Ação de Graças pelos 61 anos de Dona Francisca, com participação do Coral Municipal Vozes do Vale Local: Igreja Matriz São José
12h – Almoço no Parque Local: Parque Histórico Municipal
13h30 – Inscrições para o Torneio de Três-Sete "Vereador Leoci Cassol"
14h30 – Início do Torneio de Três-Sete Local: Centro de Eventos – Parque Histórico Municipal
16h – Parabéns e corte do bolo em homenagem aos 61 anos de Emancipação Político-Administrativa de Dona Francisca Local: Parque Histórico Municipal
18h30 – Abertura oficial da 44ª Expo Dona Chica (Feira Agroindustrial, Produtos Coloniais, Artesanato e Gastronomia) e queima de fogos
19h30 – Jantar Típico Italiano Local: Ginásio de Esportes Cinquentenário
20h – Show com Forró Mania
20h30 às 23h30 – Show Rincurándo el Talián
23h – Show com Banda G10
18 de julho (sábado)
9h – Abertura da Expo Dona Chica ao público e Mateada com a ervateira Euro Mate
9h – Campeonato Gaúcho de Motocross 2026 (treinos e provas)
11h30 – XIV Mostra de Risoto das Comunidades e venda de galeto e maionese (consumo apenas no local; levar cadeira, prato e talheres)
15h – Show com Banda Reprise
16h às 21h – Café Colonial Local: Restaurante Cantinho Certo
19h – Show com Ander Brito e Banda
22h – Show com Paula Machado
23h – Baile Municipal de 61º Aniversário de Dona Francisca com Escolha das Soberanas Local: Clube Franciscano Animação: Banda Charms Traje: Alto Esporte
23h50 – Show com Banda Arpejo
19 de julho (domingo)
9h – Abertura da Expo Dona Chica ao público e Mateada com a ervateira Euro Mate
9h – Campeonato Gaúcho de Motocross 2026 (treinos e provas)
12h – Almoço Festivo Local: Ginásio de Esportes Cinquentenário
13h – Continuação das provas do Motocross
16h – Show com Banda Doce Desejo
19h – Show nacional de encerramento com Adson & Alana (acesso gratuito)
Encerramento da 44ª Semana do Município e da Expo Dona Chica.