Especial Escolas

EMEF José Paim de Oliveira destaca-se pela integração entre casa e escola



A Escola Municipal de Ensino Fundamental José Paim de Oliveira é uma escola do campo localizada no Distrito de São Valentim, em Santa Maria, e também é classificada como Núcleo desde 1993. Sua proposta pedagógica ancora-se nos princípios da Escola Núcleo, da PEA Unesco e da Alternância Formativa, os quais buscam garantir a equidade, a igualdade de oportunidades face ao direito à educação para estudantes do/no campo, com qualidade.

Além da matriz curricular convencional, a escola segue projetos integradores relacionados ao meio rural. Com conteúdos e temáticas interligadas desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental. Os projetos interdisciplinares incluem agricultura familiar, identidade sociocultural, enfrentamento de desafios, inovação, cultura de paz, e mais e os alunos participam de projetos de acordo com suas preferências e afinidades.

Existe uma forte conexão entre a casa e a escola. O Tempo Comunidade (VEC) é o período em casa, que é válido como dia letivo, em que questões e atividades são levadas para suas residências, envolvendo a família na aprendizagem. Assim como o trajeto oposto, valorizando a circularidade de saberes. 

-  Quando falamos da proposta da escola,  a identidade  sociocultural no espaço rural é valorizada. Falamos muito da identidade, o ser.  “Que ser é esse?” “Quem somos nós?”  A partir do momento que a gente desenvolve esse olhar  para o pertencimento, a gente consegue  muito mais o cuidado.  O sentir-se  pertencente a um espaço  é o sentimento  de estar lá dentro, de estar junto,  de aprender, de cuidar.  - destaca a vice-diretora da Escola, Claudia Bassoaldo. 



A instituição atribui grande importância ao aperfeiçoamento continuado dos professores. Eles realizam formações mensais para desenvolver sua compreensão da proposta educacional e do contexto em que atuam. Além das formações internas, os professores participam de programas promovidos pela mantenedora da escola e colaboram com diversas parcerias, incluindo instituições de ensino superior, como as IES e SEBRAE.

A escola possui uma proposta pedagógica que leva em consideração os pressupostos do campo e o contexto rural. Eles seguem as diretrizes legais, como a BNCC e o DOC (Documento Orientador Curricular do município), para desenvolver seu currículo e planos de estudo adaptados para atender às necessidades e realidade dos estudantes rurais.

Esta metodologia gera resultados satisfatórios. A nota do Ideb 2021 da EMEF José Paim de Oliveira foi 5.6, enquanto a média santa-mariense foi 5.1 e a nacional 4.8. O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e o fluxo escolar (taxa de aprovação).   


Charleando na porteira e demais projetos 

O "Charleando na porteira" é um projeto que abrange visitas pedagógicas intencionais às propriedades da comunidade, em que os professores interagem com as famílias e alunos para entenderem melhor a realidade deles.

- Um grupo de professores,  duas vezes ao mês,  se reúnem para ir até a comunidade.  E isso acontece muito graças  à Secretaria de Educação,  que nos dá esse suporte.  É uma visita intencional,  pedagógica,  não é só visita pela visita.  Então, nós temos o nosso foco,  os professores, antes da visita,  sentam, se organizam,  pensam em algum questionamento,  tudo que podem estar buscando  nas propriedades. - explica a vice-diretora da Escola, Claudia Bassoaldo. 

Posteriormente, os professores se reúnem, organizam o material,  as falas que foram  efetivadas  e passam para os demais aquilo que foi conversado e tudo é reaproveitado em sala de aula, na dinâmica da conexão casa e escola. 

As demais atividades desenvolvidas na escola integram diferentes disciplinas e habilidades, como artesanato, jardinagem, horta escolar, identidade sociocultural, cozinha experimental, cultura popular e grupos de famílias. A partir dessas oficinas, os professores trabalham de forma integrada os conteúdos vistos em sala de aula. 

- Por exemplo, na cozinha, a professora de matemática pode trabalhar o olhar  das habilidades, medidas,  lucro para vendas e a professora de inglês pode agregar com o vocabulário da língua estrangeira. - destaca Laura Leite Moreira, coordenadora pedagógica dos anos finais do ensino fundamental. 

O objetivo futuro da escola é ampliar suas iniciativas e manter a qualidade de ensino diferenciada. Um sonho da escola é estender o ensino médio no ambiente rural, para que os alunos não precisem se deslocar para a cidade.

​​





Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Escola Providência certificada pela Rede PEA- UNESCO, oferece educação de alta qualidade à comunidade, seguindo a missão de São Luís Guanella Anterior

Escola Providência certificada pela Rede PEA- UNESCO, oferece educação de alta qualidade à comunidade, seguindo a missão de São Luís Guanella

Colégio Totem de Santa Maria: excelência acadêmica, serviço e de estrutura Próximo

Colégio Totem de Santa Maria: excelência acadêmica, serviço e de estrutura

publieditorial