Imunização

VÍDEO: primeiro dia de vacinação de crianças contra a gripe e o sarampo tem movimento tranquilo em Santa Maria

18.459

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Eduardo Ramos (Diário)

Conforme o anúncio do governo do Estado, começou nesta segunda-feira a vacinação de crianças de seis meses até menores de cinco anos contra a gripe e o sarampo no Rio Grande Sul. Em Santa Maria, o primeiro dia foi de movimento tranquilo na Policlínica Central José Erasmo Crossetti. Na fila, era possível observar uma presença maior de idosos do que de pais ou responsáveis com crianças. Mesmo assim, até as 15h, mais de 30 crianças já haviam sido imunizadas com as vacinas da Influenza e a tríplice viral. 

O que muda com o fim da emergência sanitária por coronavírus em Santa Maria?

A técnica em Enfermagem, Giovana Vieira, 42 anos, levou o filho Gael, de 2 anos e 2 meses até o local para receber as duas doses. Moradores do Bairro Nossa Senhora do Rosário, a dupla chegou por volta das 14h e esperou cerca de cinco minutos na fila. Com o menino no colo, Giovana fala sobre a importância da ação:

- Acho vantajoso. Sou contra as pessoas que dizem não querer vacinar, porque saúde é tudo, ainda mais nessa pandemia em que nos encontramos. Então, sempre que tiver uma campanha, vou sempre estar com o Gael aqui. 

O sentimento de alivio também é compartilhado pela dona de casa Carla Simon, 31 anos, que é mãe da Maria Antonia, de apenas 4. Mãe e filha também chegaram à Policlínica no inicio da tarde e esperaram pouco tempo na fila. Ao receber as doses contra a gripe e o sarampo, Maria Antonia não chorou e, assim como Gael, ganhou um selo de coragem. Carla relata que ficou sabendo da ação na manhã desta segunda-feira e não pensou duas vezes em levar a filha:

-Tragam as crianças para vacinar, porque elas precisam estar em dia com as vacinas. É muito importante - argumenta. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

MOVIMENTO

A enfermeira do setor de vacina da Policlínica Central José Erasmo Crossetti, Regina Couto, faz uma avaliação sobre o primeiro dia da vacinação com a adição do público infantil. Ela destaca que o local tem ofertado, desde o dia 4 de abril, os imunizantes para idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde acima de 18, mediante a comprovação de atividade. 

Confira a agenda de vacinação contra a Covid-19 desta semana

- Hoje (segunda-feira) é o primeiro dia. Então, estamos com um movimento calmo. Mas já começou a procura para crianças também - afirma.  

Ela acredita que, nos próximos dias, a procura deve ser maior. Além das imunizações em unidades de saúde (UBSs) e estratégias de saúde da família (ESFs) em Santa Maria, uma nova oportunidade de imunizar os pequenos ocorrerá neste sábado. No dia D, será realizada a abertura extraordinária dos postos para a aplicação das doses. Mais informações sobre a vacinação durante a semana podem ser obtidas com a Central de Imunizações e/ou Centro de Referências de Cuidado em Enfermagem (Enfclin).

CENTRAL DE IMUNIZAÇÕES

CENTRO DE REFERÊNCIA DE CUIDADO EM ENFERMAGEM

  • Whatsapp: (55) 999441-7717 ou (55) 99608-9860
  • Telefones: (55) 3025-9724, (55) 3025-9727, (55) 3025-9750, (55) 3025-9733, (55) 3025-9744, (55) 3025-9732
  • Webchat: www.fismaenfclin.com.br


ANTECIPAÇÃO

A vacinação para esse grupo estava prevista para 3 de maio, junto com outros grupos considerados prioritários pelo Estado, como gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, entre outros. Entretanto, o governo antecipou a estratégia devido à crescente demanda em atendimentos de urgência pediátrica na rede de saúde, motivada por quadros clínicos respiratórios. O público dentro dessa faixa etária no Rio Grande do Sul é estimado em 620 mil crianças, e a meta do governo é vacinar 90% desse número.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ações de vacinação para crianças contra a Covid-19 ocorrem sem necessidade de agendamento em Santa Maria

Próximo

Confira a agenda de vacinação contra a Covid-19 desta semana

Saúde