estudo da ufn

VÍDEO: pesquisa quer identificar como está a saúde mental de profissionais da saúde

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

Como está a saúde mental dos trabalhadores dos hospitais de Santa Maria? Um projeto de pesquisa da Universidade Franciscana (UFN) pretende realizar a avaliação emocional desses profissionais que atuam na linha de frente contra a Covid-19 na cidade.


A pesquisa é desenvolvida no Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida. A estudante Bárbara Marques Silveira, 38 anos, conta que a ideia do projeto surgiu após a percepção de exaustão dos profissionais de saúde, que já estão há mais de um ano envolvidos no combate à pandemia.

- No momento em que estamos vivenciando, são as pessoas que estão sendo mais afetadas. A partir disso, a ideia é identificar sintomas de estresse relacionados ao trabalho. Além disso, analisar o comportamento emotivo e a empatia - explica. 

Pela quinta semana, Estado mantém alerta sobre a pandemia para a região

A primeira etapa do estudo compreende o preenchimento de um formulário online. A partir disso, a equipe entra em contato com os voluntários para agendamento de uma entrevista e para que um questionário seja respondido. Essa etapa também será online. Por fim, será entregue um recipiente onde o voluntário coletará a saliva, que servirá para a análise de hormônios.

- Vamos analisar os níveis de ocitocina, que está relacionado ao comportamento empático, e o cortisol, que está relacionado ao estresse. Queremos saber qual é o envolvimento dos profissionais com os pacientes. Esse envolvimento é importante do ponto de vista afetivo e comportamental e tem um impacto na vida dos trabalhadores _ destaca a orientadora do estudo, professora Carina Boeck.

Os voluntários serão identificados por códigos ao longo do projeto e não terão seus dados pessoais divulgados. A pesquisa espera contemplar cerca de 200 profissionais de saúde. A previsão é de que os resultados sejam informados para a comunidade até dezembro. A partir disso, os profissionais serão orientados a procurar atendimento psicológico adequado, caso necessário. 

COMO PARTICIPAR

  • Quem? qualquer profissional de área da saúde que atue em hospitais de Santa Maria
  • Como? Por meio do formulário online. As pesquisadoras entrarão em contato para agendar a entrevista, que também deverá ser online

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

199 mil gaúchos ainda não tomaram a segunda dose contra Covid-19

Próximo

Rio Grande do Sul recebe mais 352 mil doses de vacina contra Covid-19

Saúde