comissão de saúde e meio ambiente

Vereadores cobram da prefeitura uma resposta sobre denúncia de servidores no PA do Patronato

Depois que um grupo de seis servidores do Pronto-Atendimento (PA) do Bairro Patronato procurou a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, no dia 12 de julho, para relatar problemas que o PA estaria enfrentando, o assunto voltou a ser discutido no Legislativo hoje.

Prefeitos se reuniram para avaliar o Hospital Regional

Os servidores relataram que faltam insumos básicos para o atendimento à população, que há número insuficiente de profissionais e que a grande demanda provoca a demora na prestação de serviços aos pacientes que aguardam por atendimento. Os servidores também disseram que as horas extras foram limitadas, o que estaria sobrecarregando os funcionários em escala.  

Na manhã de hoje, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente recebeu a secretária municipal de Saúde, Liliane Mello, a fim de esclarecer o relato de irregularidades feito pelo grupo de funcionários. De acordo com o vereador Luciano Guerra (PT), integrante da comissão, os parlamentares encaminharão ofícios à prefeitura indagando sobre a reposição de funcionários na unidade e os critérios para pagamento de horas extras. Também será verificada a falta de insumos, solicitando a cópia dos livros de registros dos enfermeiros e farmacêuticos.

Consultório Oftalmológico do Husm precisa de armações de óculos usadas para doar a pacientes

- A secretária afirmou que tem falta de alguns insumos, mas que alguns podem ser substituídos por outros sem prejudicar os pacientes, mas tem empenhos para a compra. Ela se comprometeu a dar mais atenção a isso. Na questão das horas extras, é feita uma programação de final de semana, onde há uma dificuldade maior. Ela (a secretária) disse que voltou a pagar hora extra quando há necessidade - explicou o vereador. 

A secretária de Saúde explicou à Comissão e ao Diário os problemas enfrentados:

- As pessoas têm que entender que tem que ir primeiro nas Unidade Básicas de Saúde. É por isso que, muitas vezes, acontece a superlotação ou a demora no atendimento em função da grande demanda. Eu esclareci os andamentos que estão sendo dados frente às necessidades de aumento do número de funcionários do PA. Os profissionais serão chamados por concurso público, fora isso, está sendo disponibilizada hora extra para os funcionários quando a gestão entende a necessidade. Quanto aos insumos, não existe falta. O que está em falta pode ser substituído por outros. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Aparelho de ressonância do Husm vai começar a funcionar em setembro Anterior

Aparelho de ressonância do Husm vai começar a funcionar em setembro

Prefeitos se reuniram para avaliar o Hospital Regional Próximo

Prefeitos se reuniram para avaliar o Hospital Regional

Saúde