transporte

Vacinas de Oxford chegarão de avião em Santa Maria na tarde de segunda

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Gustavo Mansur (governo do Estado)

As primeiras doses da vacina de Oxford chegarão em Santa Maria na tarde desta segunda-feira. A informação foi confirmada pela titular da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ªCRS), Fabrícia Ennes. Dessa vez, o envio dos imunizantes chegarão pelo aeroporto municipal de Santa Maria. Uma força-tarefa do governo do Estado vai encaminhar as doses da Região Central por meio de um avião da Secretaria da Segurança Pública do Estado. O avião decolará de Porto Alegre às 13h30min, e levará cerca de uma hora até chegar ao Coração do Rio Grande. Ainda não foi confirmado o quantitativo de doses que serão destinados.

Como as 116 mil vacinas que chegarão ao Estado neste domingo são destinados prioritariamente aos trabalhadores da saúde que estão mais expostos ao vírus, pode acontecer de, nesta remessa, a cidade de Santa Maria ficar com mais doses, já que concentra o maior número de instituições de saúde que atendem Covid-19, e, consequentemente, mais profissionais da linha de frente. No entanto, esse quantitativo a ser distribuído, afirma Fabrícia, vai ser definido nesta segunda-feira conforme as orientações repassadas pelo governo do Estado às 18 coordenadorias regionais de saúde.

Ocupação de leitos de UTI está em 76% em Santa Maria

Para receber as vacinas, a 4ªCRS solicitou apoio da Brigada Militar, que deve escoltar as caixas com os imunizantes do aeroporto municipal até a sede da coordenadoria, na Rua General Neto. Além das doses para a Região Central, o avião tratá, também, as vacinas destinadas para a 10ªCRS. Em Santa Maria, a 10ª Coordenadoria pegará o seu quantitativo e lavará para a cidade de Alegrete. Três cidades da região são abrangidas pela 10ª CRS: São Gabriel, Rosário do Sul e Santa Margarida do Sul.

Santa Maria tem 14.685 casos confirmados de coronavírus

IMUNIZADOS
Até este domingo, conforme o governo do Estado com base em dados enviados pelos municípios, foram 76 mil doses aplicadas, sendo mais de 53 mil trabalhadores da saúde, 19 mil idosos residentes de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), 2 mil indígenas e 622 pessoas com deficiência.

VACINAS
A vacina de Oxford é o segundo tipo de vacina contra a Covid-19 liberado para uso no país até o momento. Somadas às 341,8 mil unidades da CoronaVac recebidas segunda-feira passada, já são cerca de 457 mil doses encaminhadas ao Rio Grande do Sul

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Região de Santa Maria vai receber mais 7 mil vacinas para imunizar profissionais da saúde

Próximo

Primeira remessa da vacina de Oxford será destinada aos profissionais de saúde

Saúde