epicovid19-RS

UFSM seleciona voluntários para a pesquisa estadual sobre a Covid-19

18.398

A 8ª rodada da pesquisa EpiCovid19-RS vai acontecer nos dias 5 e 6 de setembro. Até a próxima terça, a Universidade Federal de Santa Maria seleciona voluntários para participarem como entrevistadores, entrevistadores suplentes ou apoio na etapa.

Prefeitura de Quevedos confirma primeira morte de paciente por Covid-19

A pesquisa EpiCovid19-RS estuda a prevalência de infecção pelo coronavírus no Rio Grande do Sul, a pedido do Governo do Estado, coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e, em Santa Maria, pela UFSM. Os voluntários fazem entrevistas e aplicam testes rápidos para o coronavírus em 500 pessoas nas suas residências sorteadas aleatoriamente.

As inscrições estarão abertas no dia 1ª de setembro, até às 12 horas, através do formulário. Os pré-requisitos para participar da equipe como entrevistador são:

  • ser profissional ou estudante da área da saúde, com noções sobre biossegurança em procedimentos de saúde
  • estar fora do grupo de risco, ou seja, ter menos de 60 anos de idade, não ser fumante, e estar livre de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, doenças autoimunes, insuficiência cardíaca, renal ou doença respiratória crônica
  • dispor de carro para as entrevistas e ter carteira de motorista
  • dispor de telefone celular ou tablet com sistema Android para aplicar as entrevistas e
  • ter conta bancária no próprio nome

44 funcionários de frigorífico têm resultado positivo para a Covid-19 em Santa Maria

Os critérios para seleção de entrevistador são ter carro e celular Android disponível ser profissional formado o nível mais alto de formação (ou semestre de graduação)ordem de inscrição

Aqueles que não dispuserem de carro ou celular com sistema Android poderão participar da equipe como apoio. Estes fazem duplas com os entrevistadores, mas não entram nos domicílios, não fazem entrevistas e testes e não recebem ajuda de custo.

Os pré-requisitos para participar da equipe como apoio são:

  • ser profissional ou estudante da área da saúde, com noções sobre biossegurança em procedimentos de saúde e estar fora do grupo de risco, ou seja, ter menos de 60 anos de idade, não ser fumante, e estar livre de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, doenças autoimunes, insuficiência cardíaca, renal ou doença respiratória crônica

Os critérios para seleção para ser trabalhar no apoio são os mesmos para entrevistadores. Entretanto, não é necessário ter carro.

Brique da Vila Belga ainda não tem data para retornar

Todos os voluntários selecionados (entrevistadores e apoio) recebem o treinamento para uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), realização dos testes e aplicação dos questionários. O treinamento é obrigatório e será no dia 4 de setembro, às 14 horas, no Anfiteatro do Centro de Ciências da Saúde da UFSM, no campus Sede.

Os entrevistadores recebem os EPIs e receberão ajuda de custo de R$ 50,00 por dia para combustível e R$ 10,00 por aplicação de questionário. A estimativa é de 10 entrevistas a cada dia de coleta de dados. O apoio não recebe esta ajuda de custo.

Todos (entrevistadores e apoio) recebem seguro para acidentes pessoais. Além disso, todos receberão certificados de participação no final da pesquisa. O resultado e convocação para o treinamento serão enviados para o e-mail cadastrado no formulário.

Dúvidas podem ser respondidas através do e-mail [email protected]. O estudo conta com o apoio de Unimed Porto Alegre, Instituto Cultural Floresta e Instituto Serrapilheira.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

44 funcionários de frigorífico têm resultado positivo para a Covid-19 em Santa Maria Anterior

44 funcionários de frigorífico têm resultado positivo para a Covid-19 em Santa Maria

Santa Maria registra 39º óbito por coronavírus Próximo

Santa Maria registra 39º óbito por coronavírus

Saúde