vírus

Sobe para 98 os casos suspeitos de coronavírus no RS

Laíz Lacerda

O Ministério da Saúde divulgou, em entrevista coletiva, nesta quarta-feira, que os casos suspeitos do novo coronavírus no Rio Grande do Sul subiram de 82 para 98. São 19 novos notificados em apenas um dia. Ao todo, 20 já foram descartados. No Brasil, o número de casos suspeitos foi para 531, com 315 já descartados.

Na região central do Estado, três casos são considerados suspeitos - um em São Gabriel e dois em Cruz Alta. O resultado do exame da paciente gabrielense está previsto para sair ainda nesta quarta-feira. 

São Paulo teve o terceiro caso de novo coronavírus confirmado nesta quarta-feira. Segundo o Ministério da Saúde, este caso também é importado, ou seja, foi contraído fora do pais. O paciente passou por países como Espanha, Itália, Áustria e Alemanha.

Ministério da Saúde antecipa campanha de vacinação contra a gripe por causa de coronavírus 

Um quarto caso, também na capital paulista, aguarda o resultado da contraprova. Uma adolescente de 13 anos fez o exame no Brasil após por ter ficado internada em um hospital fora do país, quando viajou para Lisboa, Milão e Dolomitas, cidade do norte da Itália. O exame coletado em laboratório privado atestou positivo para Covid-19. O Ministério da Saúde aguarda o resultado da contraprova. 

De acordo com o ministro de Saúde Luiz Henrique Mandetta, mesmo com os casos confirmados no país sendo importados, o Ministério da Saúde começa a se preparar para quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretar que o mundo está passando por uma pandemia do vírus. 

Na próximo quinta-feira, o Ministério da Saúde se reunirá com profissionais da área da saúde para trabalhar com as principais frentes de prevenção contra o novo coronavírus - eixe de detecção, de monitoramento, de resposta e de comunicação.

Como se prevenir e o que fazer em caso de suspeita do novo coronavírus

O Ministério da Saúde tem, em seu site, um espaço exclusivo para esclarecer casos como esse. Qualquer pessoa pode entrar em contato com a pasta pelo Whatsapp (61) 99289-4640, para perguntar se determinada informação é verdadeira ou não.

O QUE SÃO CONSIDERADOS CASOS SUSPEITOS
Só são considerados casos suspeitos se o paciente tiver: 

  • Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros), e histórico de viagem para área com transmissão local, de acordo com a OMS, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas; 
  • Febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de contato próximo de caso suspeito para o coronavírus (COVID-19), nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas;
  • Ou apresentar febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) e contato próximo de caso confirmado de coronavírus (COVID-19) em laboratório, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Conforme dados do Ministério da Saúde, o número de países com transmissão do vírus subiu de 27 para 31 - Alemanha, Argélia, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Indonésia, Holanda, Irã, Israel, Itália, Japão, Líbano, Malásia, Noruega, Reino Unido, San Marino, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia e Vietnã.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após ação do Conselho, concurso para médico e dentista é suspenso em Santa Maria Anterior

Após ação do Conselho, concurso para médico e dentista é suspenso em Santa Maria

Próximo

Ministério da Saúde confirma terceiro caso do novo coronavírus no país

Saúde