covid-19

Santa Maria espera prestar apoio a municípios da região na vacinação contra Covid-19

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Ainda sem data definida, o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 feito pelo Ministério da Saúde pode ter alterações. O Grupo Técnico de Vacinação de Santa Maria, junto da Secretaria Estadual de Saúde (SES) encaminhou um pedido de inclusão de mais grupos nas fases prioritárias da imunização. Outro pedido feito pelo município foi a inclusão de cidades da região na cobertura de vacinação.

Boletim estadual soma mais três mortes por Covid-19 na região

A proposta é que todas as cidades vinculadas à 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) tenham apoio logístico e de capacitação de profissionais com auxílio de Santa Maria. A SES ainda vai analisar a proposta.

FASES
Junto da secretária estadual Arita Bergmann, na tarde desta quinta-feira em reunião na Capital, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) protocolou um pedido que altera o Plano Nacional de Vacinação. Conforme o documento, o pedido é que trabalhadores da educação, guardas municipais e fiscais que atuam no combate à pandemia e pessoas com comorbidades, como HIV e tuberculose, também estejam incluídas nos grupos prioritários.

- Apresentamos o planejamento estratégico de vacinação de Santa Maria e pedimos para que a proposta de inclusão das categorias no grupo prioritário possa ser avaliada pelo Estado e, então, ser levada ao governo federal. - explica o prefeito.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Prefeitura de Santa Maria (Divulgação)

Rede estadual de ensino retomará as aulas no dia 8 de março

Santa Maria foi a primeira cidade em apresentar o planejamento estratégico do município ao Estado. Na análise do secretário de saúde Guilherme Ribas, a logística auxilia, inclusive, no diálogo com o governo federal.

FASE 1
O primeiro grupo prioritário é formado por trabalhadores da saúde (5,88 milhões), pessoas de 80 anos ou mais (4,26 milhões), pessoas de 75 a 79 anos (3,48 milhões) e indígenas com idade acima de 18 anos (410 mil). 

FASE 2 
A segunda fase é formada por pessoas de 70 a 74 anos (5,17 milhões), de 65 a 69 anos (7,08 milhões) e de 60 a 64 anos (9,09 milhões). 

FASE 3 
Na terceira fase, a previsão é vacinar 12,66 milhões de pessoas acima dos 18 anos que tenham as seguintes comorbidades: hipertensão de difícil controle, diabetes mellitus, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave (IMC maior ou igual a 40). 

FASE 4 
Na fase 4, deverão ser vacinados professores do nível básico ao superior (2,34 milhões), forças de segurança e salvamento (850 mil) e funcionários do sistema prisional (144 mil).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pazuello anuncia contrato com Butantan para 100 milhões de doses da Coronavac Anterior

Pazuello anuncia contrato com Butantan para 100 milhões de doses da Coronavac

Próximo

Boletim estadual soma mais três mortes por Covid-19 na região

Saúde