educação

Rede estadual de ensino retomará as aulas no dia 8 de março

Já em Santa Maria, a rede municipal de ensino afirma que irá abrir o ano letivo no dia 1º de março, mas o retorno presencial será escalonado

Maurício Araujo

Foto: Pedro Piegas (Diário)
Ano letivo nas redes estadual e municipal estão previstos para começar em março

Há quase dez meses, as escolas fecharam suas portas para o ensino presencial devido ao coronavírus, alunos foram encaminhados para casa e a incerteza se tornou uma constante. Nesta segunda-feira, porém, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou que no dia 8 de março de 2021, quase um ano após as portas fecharem, as aulas presenciais serão retomadas na rede pública estadual. Para garantir a segurança de alunos, professores e servidores, as escolas devem observar algumas determinações. O 2º Núcleo do CPERS/Sindicato diz que é preciso ter cautela e se diz preocupado com as condições deste retorno. Já em Santa Maria, a rede municipal de ensino afirma que irá abrir o ano letivo no dia 1º de março, mas o retorno presencial será escalonado.  

Incêndio atinge vegetação às margens da RSC-287 na Faixa Nova

NO ESTADO
De acordo com o calendário informado pela secretaria estadual, os estudantes do 1º ao 5º ano são os primeiros a voltar, no dia 8 de março. Já no dia 11, retornarão os alunos do 6º ao 9º ano. As atividades para o Ensino Médio estão previstas para começar no dia 15 de março. Segundo a Seduc, cada escola precisa criar um plano de escalonamento, pois as aulas presenciais devem ter ocupação de até 50% das salas. Ainda é proposto o ensino híbrido, com aulas presenciais e remotas e em diferentes dias. Segundo a secretaria de Educação, o ensino remoto se dará por meio do "Google sala de aula", como em 2020, e os professores passarão por mais um treinamento neste ano. Para o ensino presencial, o Estado reafirma que já fez a aquisição de todos os equipamentos de proteção individual.

Sobresp tem inscrições abertas para três cursos com bolsas integrais em Santa Maria

O diretor-geral do 2º Núcleo do CPERS/Sindicato, Rafael Torres, se mostrou preocupado. Para o professor, é preciso ter cautela. Para ele, o ideal seria retomar as aulas após a vacinação:

_ A nossa preocupação é em que condições vamos retornar, e se vai propiciar a estrutura mínima e necessária para evitar que as escolas sejam um polo de contaminação. A gente vê com preocupação. Sabemos que uma hora teremos que voltar e entendemos a importância disso. Só não sentimos muita firmeza na condução deste retorno. Devíamos discutir como voltar neste momento e não simplesmente estar atropelando.

REDE MUNICIPAL
A prefeitura de Santa Maria informou, por meio de nota, que a rede municipal de ensino terá o retorno presencial de forma escalonada. O retorno será de acordo com o plano de contingência de cada escola e do plano de ação pedagógica, que irão prever a articulação entre a atividade presencial e a remota conforme cada realidade escolar. A secretaria afirma que sempre respeitará o contexto da pandemia (classificação da bandeira) no que for estabelecido pelos decretos estaduais e municipais.

UFSM reabre acesso pela Estrada de Pains

AS DATAS  

Rede Estadual  

  • 8 de março _ Alunos do 1º ao 5º ano
  • 11 de março _ Alunos do 6º ao 9º ano
  • 15 de março _ Estudantes do Ensino Médio

As regras 

  • No Estado, as aulas serão presenciais com 50% dos alunos. Cada escolar vai precisar elaborar planos pedagógicos e planos para conciliar ensino remoto e presencial



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190