Foto: Beto Albert (arquivo/Diário)
A Campanha Nacional de Multivacinação começa nesta segunda-feira (6) e seguirá até 31 de outubro, possibilitando a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes de até 15 anos. Em Santa Maria, as unidades de saúde estão prontas para receber o público. O ponto alto da mobilização será no Dia D da Multivacinação, marcado para o sábado (18), quando unidades de saúde do município estarão abertas das 9h às 16h.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo o secretário de Saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas, a campanha é uma oportunidade para que as famílias coloquem em dia as vacinas de seus filhos.
– Nosso compromisso é garantir que nenhuma criança ou adolescente fique sem a proteção que as vacinas oferecem. O Dia D será um grande esforço coletivo, mas lembramos que todas as nossas unidades seguem aplicando os imunizantes durante o ano todo.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza, ao todo, 19 vacinas para o público-alvo da campanha. Crianças menores de 7 anos têm acesso a 16 tipos de imunizantes, enquanto os maiores de 7 anos podem receber até oito vacinas, de acordo com o histórico vacinal. A imunização é seletiva, ou seja, aplicada apenas quando há necessidade de completar o esquema ou atualizar doses em atraso.
– É fundamental levar a caderneta de vacinação no dia da imunização. Assim, os profissionais conseguem avaliar exatamente quais doses precisam ser aplicadas. Essa atualização é essencial para mantermos a cobertura vacinal em níveis seguros e proteger toda a comunidade – explica a superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Maria, Cecília Pedro.
A vacinação é uma das estratégias mais eficazes de prevenção, contribuindo para manter sob controle doenças que já foram eliminadas ou que ainda representam risco à população. Os locais e horários de vacinação estão no site da prefeitura.
*com informações da prefeitura de Santa Maria