coronavírus

Saiba onde procurar atendimento em caso de urgência e emergência durante a pandemia

Laíz Lacerda

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Devido à pandemia que afeta o mundo inteiro por causa do novo coronavírus, a principal orientação dos profissionais da área de saúde é que, em caso de sintomas leves, a pessoa procure os canais de atendimento - telefone, Whatsapp, videochamadas - que estão foram disponibilizados como forma de evitar aglomerações em hospitais e unidades de saúde.

Em Santa Maria, isso não é diferente. Diversas plataformas estão à disposição da população para orientar e tirar dúvidas referente à Covid-19 - doença causada pelo novo coronavírus. Apenas pacientes de urgência e emergência devem se deslocar até os pronto-atendimentos. Dessa forma, o menor número de pessoas dentro dos hospitais ajuda a prevenir a disseminação do vírus entre as pessoas. 

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A prefeitura de Santa Maria lançou a campanha "Para onde devo ir" com o intuito de orientar a população que precisar buscar atendimento médico. Para reduzir ainda mais o risco de contaminação, a ideia é que os pacientes sejam encaminhados para unidades diferentes, concentrando, assim, quem tem sintomas de coronavírus em um local e quem tem outras enfermidades em outro. 

MAS AFINAL, PARA ONDE DEVO IR?
Os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão sendo concentrados na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), localizada na Casa de Saúde, e nos Pronto-Atendimentos do Patronato e na Tancredo Neves. 

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Mas é importante relembrar que a orientação de buscar atendimento pelos canais de atendimento não muda. A procurar de atendimento em uma unidade de saúde só deve ser feita quando for uma situação de extrema necessidade. Ou seja, pessoas com alguma situação aguda de saúde. Para aqueles pacientes com situações de atendimento contínuo, agendado, a orientação é que permaneçam em casa, pois as receitas médicas tiveram a validade prolongada em até 12 meses afim de evitar o deslocamento do paciente até um médico.

QUEM DEVE PROCURAR A UPA (CASA DE SAÚDE)
Apenas casos suspeitos, moderados e graves de coronavírus. Os atendimentos serão tanto adultos quanto pediátricos.

  • Em casos de sintomas de síndrome gripal, que podem ser confundidos com alguma alergia.  Já que a síndrome gripal pode ser uma suspeita de Covid-19
  • Crianças com sintomas de gripe
  • Pessoas que apresentem sintomas como tosse , febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar

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QUEM DEVE IR AOS PAs
Os PAs - tanto do Patronato quando da Tancredo Neves - são direcionados para atendimentos clínicos adultos e pediátricos que não tenham relação com os sintomas do coronavírus. 

De acordo com a prefeitura, ninguém fica sem atendimento se for em uma ou em outra unidade. Porém, a iniciativa da campanha foi feita como forma de evitar o contágio. 

COMO EVITAR AS AGLOMERAÇÕES
Conforme a prefeitura, nas Unidades Básicas de Saúde, será feita uma triagem por profissionais logo na entrada ou na área externa. Assim o paciente será direcionado para o atendimento específico. Já nas unidades de urgência e emergência, foi reduzido o número de cadeiras na sala de espera para aumentar o distanciamento entre as pessoas no local, além da triagem que é feita pelos profissionais de saúde logo na entrada.

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Com a finalidade de evitar que os pacientes fiquem aglomerados, haverá orientação conforme protocolos estabelecidos e definição de fluxos nesses locais. Porém, a população também precisa fazer a sua parte. Qualquer pessoa que precisar sair de casa deverá usar máscara, conforme decreto municipal. Também é preciso redobrar os cuidados com a higiene, como lavar as mãos com água e sabão e utilizar álcool gel, além de manter a etiqueta respiratória e distanciamento recomendado em relação a outras pessoas. 

CENTRAIS DE ATENDIMENTOS
Saiba onde você pode sanar suas dúvidas e procurar atendimento caso tenha sintomas gripais que podem ser suspeitas de coronavírus e evite se deslocar até uma Unidade de Saúde

  • Disque Vigilância - das 8h30min às 22h pelo 150 ou disquevigilancia@saude.rs.gov.br
  • Coronavírus SUS - aplicativo gratuito 
  • Disque Covid UFSM - das 7h às 19h pelo (55) 3220-8500
  • Alô Doutor - funciona 24h pelo (55) 3220-0535 ou 0800-516600
  • Lauduz Covid-19 - atendimento pelo site lauduz.com

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