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Quando e onde procurar ajuda em Santa Maria ao sentir sintomas gripais

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data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)/

Se no início da pandemia a orientação era de que as pessoas deveriam permanecer em casa e procurar por orientação médica, primeiramente, por telefone, agora a recomendação é que, aos primeiros sinais de agravamento dos sintomas de síndrome gripal, essa avaliação seja feita presencialmente, nos serviços de saúde referência para Covid-19 em Santa Maria. 

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Quatro meses já se passaram desde o início das primeiras medidas restritivas de distanciamento social para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus no município e na região. Nesse período, a rede hospitalar conseguiu se organizar e fluxos de atendimento foram estabelecidos.

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A espera em procurar atendimento médico tem agravado o quadro clínico de muitos pacientes, que chegam aos hospitais com várias complicações.

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- As pessoas estão esperando demais para vir. E, aí, elas estão chegando já muito graves. Quando pedíamos para as pessoas ficarem em casa, era porque não se tinha estrutura para atender todo mundo. Se a pessoa começou a ter sintomas, se resguarde, procure se afastar dos outros, fazer um auto isolamento. Se os sintomas permanecem ou se intensificam no segundo e terceiro dias, é conveniente que procure atendimento - ressalta a médica infectologista Jane Costa.

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Para o epidemiologista Marcos Lobato, o agravamento dos casos de pacientes com Covid-19 normalmente ocorre na primeira semana de sintomas, sendo mais comum entre o terceiro e sétimo dia.

- O que preocupa é que algumas pessoas estão deixando para procurar atendimento muito tarde, e às vezes já muito comprometidas. Às vezes a pessoa tem dificuldade de reconhecer esses sintomas, então por isso é aconselhado a procurar orientação. É importante não deixar para o momento mais avançado dos sintomas, porque elas podem reconhecer no momento menos adequado - destaca o médico, que é coordenador do Centro de Referência Municipal de Covid-19. 

TELEMEDICINA 
O médico infectologista Fabio Lopes Pedro lembra que os serviços de telemedicina seguem sendo aconselhados no momento, mas alerta para que as pessoas com sintomas suspeitos não façam automedicação ou fiquem sem procurar ajuda: 

- Tem que procurar uma orientação médica, seja por telefone ou presencialmente. Se você está com sintomas de gripe, procure atendimento. E isso tem que ser no segundo ou terceiro dia, porque daí se consegue ver quais exames tem que fazer e quais medicamentos usar. Mas as pessoas foram convencidas de que não tem o que fazer. O leigo entende que quando está gripado é para ficar em casa, sem orientação médica, sem fazer exame, sem acesso a medicamentos. 

A médica Jane Costa orienta que o teleatendimento é recomendado no primeiro dia de sintomas. 

- As pessoas devem procurara esse serviço, mas, se perceber que os sintomas permanecem, não fiquem apenas com o teleatendimento. Tem que ter uma avaliação presencial e a realização de exames. A gente não quer que esse atendimento presencial ocorra só quando a doença já está em estágio avançado. Quando o caso fica grave, a pessoa vai para a UTI. A média que se tem na literatura, dos relatos sobre a Covid, é de que a pessoa demora de 15 a 17 dias para morrer. Para recuperar, são de três a quatro semanas. Tem gente que fica 50 dias na UTI - explica.

ONDE PROCURAR POR AJUDA

  • Antes, orientação é de que as pessoas procurassem por atendimento para tirar as dúvidas por telefone antes de procurar o serviço de saúde. Essa orientação ainda é válida, no entanto, os especialistas da área de Saúde recomendam que, aos primeiros sinais de síndrome gripal (veja quais, ao lado), deve-se procurar os serviços de saúde que são referência na cidade para atendimento de casos suspeitos de Covid-19 

Disque Covid, da UFSM

  • Telefone - (55) 3220-8500 e (55) 3213-1800 
  • Funcionamento - Das 7h às 19h, voltado à comunidade interna e externa. Todas as orientações serão repassadas por uma equipe de estudantes, colaboradores e profissionais de saúde treinados no Centro de Ciências da Saúde 

Alô, Doutor, da Unimed Santa Maria 

  • Telefones - (55) 3220-0535 ou 0800516600 
  • Funcionamento - É voltado, prioritariamente, para clientes Unimed. As linhas telefônicas funcionam 24 horas e, do outro lado da linha, um médico especialista será responsável pelos atendimentos 

Esquadrão de Saúde da Ala 4 

  • Telefone - (55) 99905-2949 
  • Funcionamento - Serviço conta com orientações de médicos e profissionais que atendem no Esquadrão de Saúde da Ala 4, antiga Base Aérea, 24 horas. Canal é voltado apenas para o efetivo e dependentes 

SERVIÇOS DE SAÚDE REFERÊNCIAS PARA COVID-19 EM SANTA MARIA 

Rede privada 

Hospital Alcides Brum 

  • Pronto-Socorro 24 horas, com setor de triagem, setor de diagnóstico por imagem, laboratório de coleta, bloco cirúrgico e unidade de internação. Uma tenda do exército foi montada no estacionamento para auxiliar na triagem
  • Endereço - Rua Floriano Peixoto, 1772, Centro (anexo ao Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo)

Rede pública

Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas 

  • Em Santa Maria, a UPA é referência para o atendimento de pacientes com sintomas respiratórios e casos suspeitos de Covid-19. O Pronto-Atendimento (PA) do Patronato e o PA Ruben Noal, no Bairro Tancredo Neves, são referência para casos clínicos não Covid 
  • Endereço - Rua Ari Lagranha Domingues, 188, Bairro Nossa Sra. do Perpetuo Socorro (junto ao Hospital Casa de Saúde)

Atenção Básica

  • As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Estratégias de Saúde em Família (ESFs) possuem um fluxograma de atendimento, com um sistema de triagem 
  • Se o paciente apresenta sintoma respiratório, recebe uma máscara e vai para uma sala específica onde é feito o atendimento e a notificação do caso suspeito à Vigilância Municipal em Saúde 

PARA TIRAR DÚVIDAS 

Disque Vigilância, da Secretaria Estadual da Saúde (SES) 

  • Telefone -150 
  • E-mail - [email protected] 
  • Funcionamento -De segunda a sexta-feira, das 8h30min às 22h. Aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 22h 

Disque Saúde, do SUS 

  • Telefone -136 
  • Funcionamento - De segunda a sexta, 8h às 20h. Sábado, das 8h às 18h 

SINTOMAS DE SÍNDROME GRIPAL 

  • Febre, de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos sintomas: mialgia (dor muscular, cansaço), cefaleia (dor de cabeça) ou artralgia (dor nas articulações

* Colaborou Felipe Backes

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