imunização

Procura por vacina da gripe aumenta em Santa Maria após surgimento de nova variante

Gustavo Martinez

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Frente uma nova variante de coronavírus, a ômicron, que já conta com casos confirmados na cidade, e com o aumento de casos de gripe do tipo H3N2 no país, bem como a confirmação de 'flurona' - a coinfecção de influenza e Covid-19 - no Estado, um alerta se acendeu para muitas pessoas. Uma das consequências disso é o aumento da procura pela vacina da gripe em Santa Maria.

Em 2020, a cidade alcançou 88% da população geral com a vacina da gripe. Em 2021 a porcentagem caiu para 70%. Contudo, nos últimos meses, a prefeitura afirmou que as unidades de saúde começaram a relatar um aumento da busca pelos imunizantes, mas sem números específicos. O Executivo explica que ainda não foi possível computar esses dados por conta da dificuldade em acessar as informações do Ministério da Saúde desde o ataque hacker de dezembro passado e que, sem isso, não conseguem fazer o levantamento.

Nesse mesmo sentido, outro fenômeno que chamou atenção é que a busca por testes da Covid-19 aumentou sete vezes em Santa Maria. Desde segunda-feira, foram 600 exames coletados na rede pública, se aproximando às quantias do pico da pandemia. Na semana passada, a média diária era de 20 testes.

'Sing 2' e 'King's Man: A Origem' estreiam nas salas de Santa Maria

A vacina da gripe está disponível diariamente nos unidades de saúde para cidadãos de todas as idades, conforme os horários de funcionamento das salas de vacina de cada local. O fortalecimento da oferta dos imunizantes contra a influenza é um tema em análise pela prefeitura, que destacou que, com a campanha da vacinação contra Covid-19 em andamento, é necessário "ajustar duas campanhas concomitantes da melhor forma possível". O endereço e contato das unidades de saúde de Santa Maria podem ser verificados no site da prefeitura.

DOSES
Questionada sobre uma eventual possibilidade de precisar adquirir mais vacinas, o Executivo observa que as doses recebidas foram por meio do Ministério da Saúde, e que "a aquisição de vacinas por outro meio que não o recebimento via Ministério da Saúde é algo a se avaliar, conforme a demanda pela vacinação".

Prefeitura divulga aprovados no edital Auxílio Emergencial da Cultura

A partir de março, terá início uma nova campanha de vacinação, que incluíra o envio de mais doses, com uma nova vacina desenvolvida para combater as variantes do Influenza. Nesse caso, destaca a prefeitura, mesmo quem se vacinou entre janeiro e fevereiro deste ano deverá buscar o novo imunizante.

A atual vacina não foi desenvolvida para combater a cepa H3N2, responsável pelo atual surto de gripe no que atinge parte do país. Contudo, ela ainda confere proteção, mesmo que menor do que um imunizante produzido com a variante em mente. No Rio Grande do Sul, a cobertura da vacinação contra a influenza está entre 75% e 80%.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Infecções por Covid-19 no mundo aumentaram 70% na semana passada, diz OMS Anterior

Infecções por Covid-19 no mundo aumentaram 70% na semana passada, diz OMS

Próximo

UFN fecha parceria para se tornar referência na coleta de células tronco

Saúde