coronavírus

Prefeitura de Rosário do Sul registra ocorrência após paciente descumprir isolamento

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gazeta de Rosário
Paciente recebeu alta do hospital de Rosário do Sul nesta segunda-feira e deveria ficar em isolamento domiciliar

A prefeitura de Rosário do Sul registrou um boletim de ocorrência contra um paciente com coronavírus que teria descumprido as medidas de isolamento social. De acordo com o comunicado oficial publicado pelo Executivo, o homem, de 58 anos, estava internado no Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora até as 13h30min desta segunda-feira, quando recebeu alta, já que apresentou melhora dos sintomas. Porém, o homem teria assinado um termo se responsabilizando a ficar em isolamento dentro de casa por mais alguns dias, para evitar a transmissão de Covid-19.

Pesquisadores da UFSM vão monitorar impactos em área devastada em Agudo

Ainda segundo a prefeitura, na tarde de segunda o homem foi visto passeando pela cidade. Com isso, profissionais da secretaria de Saúde, ao receberem as denúncias, foram atrás dele e solicitaram que voltasse para casa, o que ocorreu. Após o homem retornar para a residência, os mesmos profissionais da secretaria foram até a Polícia Civil fazer o registro de ocorrência e também comunicaram a Promotoria de Justiça. 

Caso haja um novo descumprimento do isolamento, a prefeitura indica que ele sofrerá sanções, podendo chegar a detenção. O Diário tentou contato com o delegado Fábio Miguez, titular da delegacia de Rosário do Sul, mas as ligações não foram atendidas.

Veja o comunicado da prefeitura na íntegra:

Conforme a secretaria de Saúde, o paciente trabalha em um frigorífico em Lajeado, onde alguns funcionários foram diagnosticados positivo para Covid-19. Em 11 de março, o paciente teria procurado um pronto atendimento em Lajeado, pois apresentou sintomas como tosse. Atendido, ele teria recebido medicação para tosse alérgica e liberado, não sendo feita a coleta para diagnosticar a Covid-19 naquele município.

Por pertencer ao grupo de risco, pois é hipertenso e diabético, o homem foi dispensado do serviço no final de março e, em 16 de abril, viajou de ônibus para Rosário do Sul, onde possui casa e reside sozinho. No dia seguinte, ele se sentiu mal e procurou o plantão do hospital, sendo internado e submetido ao exame de Covid-19. Esse foi o único caso confirmado da doença até agora no município.

A secretaria rastreou nove pessoas que tiveram contato com o paciente, que assinaram um termo de compromisso para permanecerem em isolamento por 14 dias. Elas estão sendo monitoradas diariamente e, se apresentarem algum sintoma, passarão por exames. A pasta também contatou as Secretarias de Saúde dos municípios pelos quais o ônibus em que o paciente estava passou. 

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria conta com 169 leitos de Covid-19 e 33 pacientes internados Anterior

Santa Maria conta com 169 leitos de Covid-19 e 33 pacientes internados

Próximo

Manchas na pele? Saiba o que fazer

Saúde