Informe Comercial

Manchas na pele? Saiba o que fazer

Diogo Brondani

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Você acorda toda a manhã e faz uma viagem ao se olhar no espelho? Seu rosto parece um mapa que leva a lugares não muito especiais? Não se preocupe: as soluções para suas manchas de pele estão disponíveis, e você vai conhecer excelentes opções de tratamento.

Mas, vamos começar falando sobre as manchas. Os melasmas são caracterizados pelo surgimento de manchas escuras na pele, principalmente no rosto, mas também podem ser de ocorrência extra facial, em partes do corpo como braços, pescoço, colo e mãos. Podem aparecer em qualquer idade e apresentar diferentes tonalidades. A intensidade da coloração varia de acordo com a predisposição genética. O que provoca o surgimento das manchas escuras na pele  é o excesso na produção de melanina, que ocorre, principalmente, como consequência à exposição solar demasiada. Além disso, outros fatores podem desencadear essa produção excessiva de melanina, entre eles: alterações hormonais, processos inflamatórios locais como foliculite e espinhas (hiperpigmentação pós-inflamatória), gestação, uso de anticoncepcionais.

Para quem busca uma pele homogênea, bonita e saudável, as manchas podem incomodar bastante. A farmacêutica-bioquímica da Dermapelle Farmácias de Manipulação, Queli Lenz, que é doutora em Farmacologia e expert em prescrição estética, afirma que, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, é preciso ter alguns cuidados importantes.

- A pele é o maior órgão do nosso corpo, e também nosso cartão de visita. Por isso, precisa de produtos de qualidade e condições ideais para ser tratada com eficiência - afirma ela.

Como forma de prevenção e/ou correção, ela destaca alguns produtos, como é o caso do clareador de manchas Skin D Dermapelle, disponível em creme e cápsulas, que atua em todas as etapas da formação da mancha, tendo um efeito sinérgico entre diferentes mecanismos de ação com objetivo de reduzir manchas profundas e difíceis de clarear, promovendo luminosidade, brilho e vitalidade para a pele.

Outro exemplo com bastante eficácia é o Cisteamina 5% Clareador de Manchas, indicado para o tratamento de distúrbios de hiperpigmentação, como melasma epidérmico, cicatrizes de acne e hiperpigmentação pós-inflamatórias. Ele promove a redução da melanina na epiderme, contribuindo para uniformização do tom. Por fim, e de uso indispensável, o Protetor Solar Facial FPS 60, que tem filtros solares de última geração (Tinosorb M e Tinosorb S) que protegem contra raios UVA e UVB, além de evitar o envelhecimento, ter ação hidratante e antioxidante, proteger as células e inibir a formação de radicais livres gerados pela exposição solar.

TIPOS DE MANCHAS

  • Melasma: manchas escuras provocadas obrigatoriamente pela exposição demasiada ao sol. Normalmente, aparecem na face, nas maçãs do rosto, testa e bigode, mas pode surgir em outras regiões;
  • Hiperpigmentação pós-inflamatória: manchas escuras na pele provocadas por processo inflamatório, na qual a pele é agredida, como a depilação, peelings, tratamentos com lasers. Neste caso a pele pode ou não ter sido exposta ao sol;
  • Manchas de acne: manchas na pele causada pela cicatriz deixada pelas espinhas, podem ser escuras ou avermelhadas. 

CUIDADOS

  • Use protetor solar mesmo em dias nublados, reaplicando periodicamente;
  • Passe loções calmantes e cremes hidratantes após a depilação (para evitar a foliculite, que pode deixar manchas);
  • Atente às bulas dos remédios, pois alguns geram reações na pele, podendo desencadear a formação de melasma;
  • Evite tratamentos com substâncias à base de ácidos durante o verão;
  • Nas estações quentes, use cremes hidratantes com clareadores suaves e antioxidantes, durante a noite, que não agridem a pele e não fazem descamação;
  • Tratamentos por via oral, com ativos que aceleram a renovação celular de dentro para fora (peeling em cápsulas) são uma ótima opção;
  • Redobre os cuidados com a pele durante a gravidez;
  • Beba muita água, ela é o principal aliado para manter a pele linda e saudável;
  • Para tratamentos com cremes e cápsulas, busque por marcas ou fabricantes que tenham responsabilidade sobre os produtos que comercializam.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Prefeitura de Rosário do Sul registra ocorrência após paciente descumprir isolamento

Santa Maria tem 28 casos confirmados de coronavírus Próximo

Santa Maria tem 28 casos confirmados de coronavírus

Saúde