Covid Psiq

Pesquisa da UFSM vai monitorar a saúde mental da população durante a pandemia

18.389

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Renan Mattos (Diário)/

Como está a sua saúde mental durante a pandemia? É isso que uma pesquisa liderada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) quer saber. Fatores como isolamento, adoecimento, contágio, dificuldades financeiras e estigma são alguns dos problemas que podem ser enfrentados nesse período. O estudo, intitulado de 'Covid Psiq', vai monitorar a evolução de sintomas de estresse, ansiedade e depressão durante a epidemia do novo coronavírus no Brasil.

Rio Grande do Sul registra 29ª morte por Covid-19

A ideia, conforme o psiquiatra Vitor Calegaro, professor do departamento de Neuropsiquiatria da UFSM, que também é coordenador do ambulatório de Psiquiatria do Centro Integrado de Atendimento às Vítimas de Acidentes (Ciava) do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), é fazer o levantamento de dados sobre a demanda por atendimento psicológico ou psiquiátrico em diferentes realidades de brasileiros e identificar fatores de risco e proteção.

Número de acidentes graves em rodovias da região caiu 39% em período de isolamento

Toda pessoa que resida no Brasil, ou que é brasileira e mora no exterior, com 18 anos ou mais pode participar do estudo. Basta acessar o site da pesquisa e responder ao questionário virtual com algumas perguntas.

A expectativa é de que a pesquisa atinja pelo menos duas mil pessoas. O questionário de participação ficará aberto a inscrições durante duas semanas. A pesquisa se dará em quatro etapas: na entrada (quando a pessoa responderá às primeiras perguntas); após um mês (novas questões e avaliação); três meses a contar da primeira etapa (ou seja, dois meses após a etapa anterior); e seis meses a contar da primeira etapa (ou seja, três meses depois da terceira etapa).

A coleta dos dados será realizada em 2020, mas o estudo será concluído em 2021. Ele é financiado com recursos próprios, mas os pesquisadores também buscarão incentivo através dos órgãos de fomento à pesquisa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

500 mil testes para diagnóstico da Covid-19 chegam ao Brasil Anterior

500 mil testes para diagnóstico da Covid-19 chegam ao Brasil

Próximo

Rio Grande do Sul registra 29ª morte por Covid-19

Saúde