testagem

500 mil testes para diagnóstico da Covid-19 chegam ao Brasil

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Ministério da Saúde (Divulgação)

O Brasil recebeu um reforço para combater a pandemia de coronavírus. Na última quarta-feira, 500 mil testes para diagnóstico da Covid-19 chegaram ao país. Este é o primeiro lote de uma encomenda de 10 milhões de testes adquiridos pelo Ministério da Saúde. O restante deve chegar, segundo a pasta, nas próximas semanas.

Regularização do título de eleitor pode ser solicitada pela internet

Os 10 milhões de testes RT-PCR (biologia molecular) foram adquiridos pelo Ministério da Saúde via Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O restante dos testes chegará de forma escalonada, cerca de 500 mil por semana. Esses testes foram produzidos pelo laboratório Seegene, da Coreia do Sul.

A intenção do Ministério é ampliar a testagem para o coronavírus na rede pública de saúde. Mais de 2,5 milhões de testes já foram distribuídos pelo país. Deste total, 524.536 mil são testes de biologia molecular e 2 milhões são testes rápidos (sorologia). Nesta semana, o Ministério da Saúde ampliou de 23,9 milhões para 46,2 milhões a previsão de aquisição de testes, seja por compras diretas ou por meio de doações.

Pesquisa da UFSM vai monitorar a saúde mental da população durante a pandemia

Segundo o ministro da Saúde, Nelson Teich, é importante planejar a forma ideal de distribuição dos testes. Teich afirma que será feita uma combinação entre testes disponíveis, capacidade de testar as pessoas, capacidade de interpretar os resultados e tomar as atitudes necessárias a partir do resultado.

- O importante não é testar, mas sim como conduzir as ações a partir do teste - explicou o ministro.

Número de acidentes graves em rodovias da região caiu 39% em período de isolamento

Até a próxima semana está prevista a distribuição de mais cerca de 3 milhões de testes que já chegaram ao Brasil e estão seguindo os trâmites legais para a distribuição. São 984 mil testes RT-PCR, oriundos de compras da Fiocruz (184,2 mil) e Opas (500 mil), além da doação de 300 mil testes da Petrobrás. Já em relação aos testes rápidos, são mais 2 milhões de unidades doadas pela mineradora Vale que chegaram ao Brasil nos últimos dias.

ESTADO
Conforme o Ministério, o Rio Grande do Sul já recebeu 165.908 testes, sendo 16.568 de biologia molecular e 150.340 de testes rápidos. Nas próximas semanas, o Estado deve receber mais 163.688 - 32.008 moleculares e 131.680 rápidos.

*Com informações do Ministério da Saúde

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

MP cobra do Estado prazos para abertura de leitos do Hospital Regional

Próximo

Pesquisa da UFSM vai monitorar a saúde mental da população durante a pandemia

Saúde